SCFV: FORTALECENDO LAÇOS E TRANSFORMANDO VIDAS EM PIUMHI

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um pilar essencial para o desenvolvimento social e comunitário. Este serviço, que funciona no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) “Antônio Sabino da Silva”, rua Padre Abel, 1361, bairro Pindaíbas, com número de telefone 3371-9272, desempenha um papel crucial na construção de laços familiares sólidos e na prevenção de situações de risco social.
Os principais objetivos do SCFV são amplos e visionários, buscando complementar o trabalho social com famílias, prevenir situações de risco social, promover o acesso a benefícios socioassistenciais e incentivar o desenvolvimento do protagonismo dos usuários. A proposta é clara: fortalecer os vínculos familiares e comunitários em todas as faixas etárias.
O serviço abrange um amplo espectro, atendendo desde crianças de 0 a 6 anos até pessoas idosas com mais de 60 anos. A diversidade de faixas etárias reflete o compromisso em atender toda a comunidade de forma inclusiva.
As atividades oferecidas são diversas, abrangendo desde informática, alfabetização e música até esportes como futsal e handebol. A inclusão cultural e social é promovida através de comemorações de datas festivas, palestras e oficinas que exploram emoções e valores.
As famílias podem participar inscrevendo-se no Cadastro Único do Programa Federal, e aquelas elegíveis para programas sociais do governo federal podem acessar os grupos espontaneamente. Além disso, a rede socioassistencial pode encaminhar usuários para participar e serem acolhidos nos serviços.
O SCFV não está sozinho nessa jornada. Parcerias valiosas com o Projeto Crescendo com Esporte do departamento de Esportes, enriquecem as atividades oferecidas, proporcionando experiências mais ricas e diversificadas aos participantes.
Promover a inclusão e a diversidade é uma prioridade do SCFV. O serviço visa criar um ambiente acolhedor e acessível, garantindo que todas as pessoas, independentemente de suas características, tenham oportunidades iguais de participação e desenvolvimento.
IMPACTOS POSITIVOS NO MUNICÍPIO
Desde a implementação do serviço, o município tem observado resultados impactantes, como a redução de riscos sociais, prevenção da institucionalização e segregação de pessoas vulneráveis. O fortalecimento da convivência familiar e comunitária é palpável, contribuindo para uma sociedade mais unida e resiliente.
REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO
Para participar do programa, é necessário atender a critérios específicos relacionados aos programas sociais do Governo Federal. Essa medida garante que os recursos sejam direcionados às pessoas que mais necessitam de apoio.
APOIO DA COMUNIDADE: UM PAPEL FUNDAMENTAL
A comunidade desempenha um papel vital no sucesso do trabalho. Identificar possíveis beneficiários, encaminhá-los ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para avaliação de suas vulnerabilidades e apoiar campanhas realizadas em parceria com o CRAS são maneiras importantes de contribuir voluntariamente para o serviço.