RELATÓRIO DE GESTÃO DA SAÚDE DE 2023 É APRESENTADO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

Na noite de segunda-feira (26/02), a secretária municipal de Saúde, Rosângela Terra, e o diretor do departamento de Atenção à Saúde, Adael Tavares, participaram de uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Piumhi. O objetivo foi apresentar à população os resultados e ações desenvolvidas nos últimos quadrimestres, incluindo o Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA), o 2º e 3º Quadrimestres de 2023, e o Relatório Anual de Gestão (RAG).
Rosângela iniciou a apresentação destacando os atendimentos realizados nas Unidades de Saúde do município, incluindo os noturnos (Saúde na Hora) e nas Unidades de Apoio à Saúde da Zona Rural. Em seguida, Adael detalhou os procedimentos adotados em cada setor, enfatizando a importância da Atenção Básica à Saúde. Ele mencionou e-Multi (equipe multidisciplinar), composto por psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos e terapeutas holísticos, sendo que a equipe realizou um total de 292.546 atendimentos em 2023.
Essa equipe oferece diversos serviços, como visitas domiciliares, atendimentos individualizados e em grupo de Práticas Integrativas e Complementares (PICs), como reiki, yoga e auriculoterapia, ventosaterapia e imposição das mãos.
Adael também apresentou dados sobre os atendimentos no setor de Saúde Bucal detalhadamente, totalizando 33.137 procedimentos durante o ano e mais 16.302 atendimentos realizados no Centro de Especialidade Odontológica (CEO). Na oportunidade, a secretária de Saúde falou sobre o atendimento dentário por demanda espontânea, que acontece nos PSFs na segunda e quarta-feira, além de destacar a confecção de próteses dentárias.
Adael citou os setores que englobam a Vigilância em Saúde, Promoção da Saúde, que envolve a doação de sangue, sendo 184 doadores em 2023, além da quantidade de doses de vacinas do calendário anual aplicadas durante o ano. Foram abordados ainda os serviços de Vigilância Sanitária, Ambiental e Endemias e os levantamentos dos serviços prestados pelo Centro de Atendimento à Mulher e à Criança, setor de Fisioterapia, CAPS II e CAPS AD, Assistência Social na Saúde, Farmácia Municipal, Oxigenoterapia e Centro de Especialidades Médicas (CEM).
Quanto às consultas e cirurgias, foi apresentado um comparativo de valores investidos, com R$ 4.794.787,30 em 2022 e R$ 5.048.383,86 em 2023 pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde, além de recursos provenientes de emendas impositivas parlamentares, do programa Valora Minas, entre outros. No total, foram realizadas 915 cirurgias através de emendas e Consórcio no valor de R$1.298.814,99 durante o ano.
Adael e Rosângela destacaram também as cirurgias de cataratas realizadas pelo SUS, o Transporta SUS e o programa Alô Saúde.
Essa apresentação detalhada demonstra o compromisso da equipe da saúde com a transparência e a qualidade dos serviços prestados à população de Piumhi.