PREFEITURA PROMOVE DIA D DE COMBATE À DENGUE NESTE SÁBADO, DIA 24

A Prefeitura realizará no próximo sábado, (24/02), o Dia D de combate à dengue, com um mutirão de limpeza no centro da cidade. A ação que irá acontecer em todo o estado de Minas Gerais tem como objetivo intensificar as medidas de eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
O coordenador do setor de Endemias Luiz Henrique Vieira Mota, explicou que essa ação está sendo organizado pelo Setor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde e contará com a participação dos Agentes de Combate às Endemias (ACEs) da Vigilância em Saúde e os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs).
Durante a força-tarefa, eles realizarão ações de controle, orientações sobre prevenção e cuidados, inspeção de imóveis especiais e pontos estratégicos, além da retirada de materiais em desuso dentro de residências.
A equipe percorrerá as seguintes ruas: Silviano Brandão, Nello Badinhani Almada, Isac Ferreira Soares, Do Carvalho, João Pinheiro, Conselheiro Lafaiete (início), Josino Modesto de Casto, Tereza Hostalácio (início), Praça Guia Lopes (ao lado da clínica São Rafael), Vigário José Florêncio e José Elias Leonel (próximo à igreja Maranata), Getúlio Vargas (início) e Aristides Garcia Leão (próximo ao Armazém Centenário).
Além do mutirão de limpeza que vem acontecendo nos sábados em pontos estratégicos, o setor de Endemias tem realizado outras ações como: aplicação de fumacê costal, Aero System e reforçado através das redes sociais da prefeitura, dicas para combate e prevenção à dengue.
Esta iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura com a saúde pública e a prevenção de doenças, contando com a colaboração de todos os moradores para manterem seus imóveis livres de focos do mosquito transmissor da dengue.
ATENDIMENTO NAS UBSs
Ressaltando que todas as Unidades Básicas de Saúde do município estão abertas de segunda a sexta-feira, e inclusive, os PSF João Guilherme Alves “Tó” e Chico Neca (Rural), Totonha Tomé e Dona Tina seguem com atendimento das 17h às 21h com dois médicos em cada unidade noturna nesse período de epidemia.
A equipe local está toda preparada para o atendimento aos pacientes que apresentarem sintomas da dengue, como febre alta, náusea, dores no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo, oferecendo medicamentos e ainda encaminhando para as salas de hidratação para aqueles pacientes que apresentarem sintomas mais graves.
Nas unidades de saúde, uma média de 60 a 70 pacientes são atendidos durante o período noturno, e durante o dia, uma média de 40 pacientes, conforme informado pela secretária municipal de Saúde, Rosângela Terra.
É importante ressaltar que as unidades de saúde continuam atendendo outras demandas que surgirem, tanto durante o dia quanto à noite, além de oferecerem suporte e acompanhamento aos casos de dengue.