EQUIPE DA SECRETARIA DA SAÚDE DE PIUMHI PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO SOBRE ARBOVIROSES EM PASSOS

A equipe da Secretaria de Saúde de Piumhi participou de uma capacitação sobre arboviroses em Passos, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) nos dias 21 e 22 de março, na sede da Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG). O evento teve o objetivo de qualificar os profissionais para o manejo clínico e enfrentamento das arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, visando prevenir mortes e agravamentos evitáveis.
No primeiro dia, secretários municipais de saúde, coordenadores de Vigilância Epidemiológica, coordenadores de Assistência à Saúde e coordenadores de Comunicação participaram das capacitações. Já no segundo dia, a capacitação foi direcionada a médicos e enfermeiros que atuam na assistência dos casos de arboviroses.
A programação incluiu palestras sobre o cenário epidemiológico das arboviroses, Vigilância e controle vetorial, papel da gestão, mobilização social, manejo clínico da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, além de diagnóstico e acompanhamento laboratorial. O evento proporcionou a troca de experiências e conhecimentos entre os participantes, contribuindo para aprimorar a resposta assistencial e o atendimento aos pacientes suspeitos dessas doenças.
De Piumhi, estiveram presentes, a secretária de Saúde Rosângela Terra junto à diretora do departamento de Atenção Básica Kátia Soares, a diretora de Vigilância em Saúde Rozilene Melo e o coordenador da Vigilância Epidemiológica Luiz Henrique Vieira Mota. No dia seguinte, além da diretora de Atenção Básica, Kátia Soares e da diretora da Vigilância em Saúde Rozilene Melo, estiveram presentes a referência técnica do Previne Brasil Maria Isabel Ferreira Cruvinel e o médico regulador Carlos José Fernandes.
Para a secretária de Saúde de Piumhi, Rosângela Terra, as capacitações foram muito importantes, pois permitiram o compartilhamento de conhecimentos com profissionais experientes na área de infectologia. Ela ressaltou a importância de estar sempre atualizado e focado no avanço das arboviroses na região.
PROGRAMAÇÃO
No dia 21/03, a capacitação abordou as ações realizadas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, pela fala da diretora de Vigilância de Doenças Transmissíveis e Imunização da SES-MG, Marcela Lencine.
O Cenário Epidemiológico das Arboviroses foi apresentado por Roseli Andrade da CEVARB-SES/MG, que também mostrou a importância da vigilância e controle vetorial e falou sobre os dados e informações para o controle das Arboviroses.
A respeito da atuação do Centro de Operações de Emergências e o papel da gestão, a profissional do CEVARB Samara Barbosa explicou aos presentes. Gilmar Machado do Coordenação de Atenção à Saúde (CAS) da Secretaria de Passos, destacou o papel da assistência dentro da matriz de responsabilidade e dos fluxos assistenciais. O consultor do Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) Fabiano Pimenta destacou a importância da Matriz de responsabilidade e gestão. Aconteceu também uma palestra sobre Mobilização Social com o profissional da Comunicação da Secretaria Regional de Passos, Enio Modesto.
Na finalização do primeiro dia do evento, os presentes puderam tirar suas dúvidas.
Já na sexta-feira (23/02), Patrícia Mendes da NUVEPI-SRS, discorreu sobre o Cenário Epidemiológico das Arboviroses nos municípios, em seguida, a secretária municipal de Saúde de Cássia, Amanda Morais Gonçalves, falou sobre o Manejo Clínico da Dengue para grupos A e B/ zika e a médica da Santa Casa de Passos, Priscila Freitas das Neves sobre o Manejo Clínico para os grupos C e D. Marília Lima Cruz Rocha da FUNED explicou sobre o Diagnóstico e acompanhamento laboratorial das arboviroses.
Fechando a capacitação, o médico da Santa Casa de São Sebastião do Paraíso, José Carlos Costa Júnior destacou informações sobre Manejo Clínico da Chikungunya e a médica da Santa Casa de Passos, Lívia Pimenta de Andrade falou sobre o manejo da Febre Amarela.