ENCONTRO PARA DEFINIR CONCURSO REGIONAL DE DOCE DE LEITE E DO QUEIJO ACONTECEU NA CASA DA CULTURA NA TERÇA, 11

Na tarde de terça-feira, 11 de junho, a Casa da Cultura Oscar Alves Rocha foi palco de uma importante reunião para estabelecer as diretrizes do 1º Concurso Regional de Doce de Leite do Sudoeste Mineiro, que acontece junto ao XX Concurso Regional de Queijo Minas Artesanal da Região da Canastra no próximo mês.
Entre os presentes estavam o secretário de Turismo e Cultura, Thiago Santos, o diretor da Emater de Piumhi, Eduardo Uliana, representantes do Cicanastra e o organizador do evento, Kássio Bianor, premiado pela Lei Aldir Blanc.
O concurso está marcado para o dia 6 de julho, no espaço Berrantão, no parque de exposições Tonico Gabriel, a partir das 15h. A programação inclui o concurso de queijos e doces, premiação e apresentação das bandas O Apanhador de Lampejos – Homem Banda, Country Land e da dupla Breno e Victor. Ainda haverá praça de alimentação e stands de venda de queijos.
De acordo com o secretário de Cultura, o objetivo do 1º Concurso de Doce de Leite do Sudoeste Mineiro é estimular a produção de qualidade do doce de leite, promover sua valorização, divulgação entre os consumidores e incentivar a legalização do produto. Cerca de 21 municípios estão aptos a participar, desde que produzam de forma artesanal e atendam às normas do regulamento.
As inscrições para o Concurso de Doce de Leite devem ser feitas nos escritórios da Emater-MG em 21 municípios a partir da próxima terça-feira, dia 18, e seguem até o dia 26 deste mês.
MODALIDADES
O 1º Concurso Regional de Doce de Leite do Sudoeste Mineiro aceitará inscrições apenas de doce de leite pastoso em formato e peso variável, com consistência mole, homogênea, untura cremosa, textura lisa e cor marrom claro a levemente escuro, além de odor e sabores próprios do doce. Os participantes devem entregar duas unidades (embalagens) de 500 gramas para avaliação, entre outros requisitos.
Os doces de leite também devem estar regularizados no serviço de inspeção sanitária, com selo do SIM, Consórcio SIM, IMA ou MAPA.
Já no XX Concurso Regional do Queijo, participarão os cinco mais bem classificados de oito municípios na categoria casca lavada: Piumhi, Vargem Bonita, São Roque de Minas, Bambuí, Tapiraí, São João Batista do Glória, Delfinópolis e Medeiros. E os premiados desta etapa seguem para a estadual.
Créditos da foto: J.Augusto/Alto S. Francisco