A Prefeitura de Piumhi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está ampliando o acesso ao planejamento reprodutivo com a oferta da implantação do Implanon nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. O método contraceptivo de longa duração já está sendo disponibilizado às mulheres que atendem aos critérios estabelecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com a coordenadora da Saúde da Mulher, Tassyane Tavares, as mulheres interessadas devem procurar a Unidade Básica de Saúde de referência para iniciar o processo.
“O primeiro passo é agendar uma consulta com o médico da unidade. Após a avaliação clínica e a confirmação da indicação para o uso do método, a paciente será encaminhada para a realização da implantação do Implanon”, explica Tassyane.
O Implanon é um contraceptivo hormonal em forma de um pequeno implante flexível, inserido sob a pele do braço por um profissional capacitado. O método oferece alta eficácia na prevenção da gravidez por até três anos, sendo uma alternativa segura, prática e reversível.
A implantação é realizada por profissionais da rede municipal que receberam capacitação específica para o procedimento, garantindo um atendimento seguro e de qualidade às usuárias.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que o planejamento reprodutivo é um direito das mulheres e faz parte das ações voltadas à promoção da saúde, permitindo que cada paciente escolha, de forma consciente e orientada, o método contraceptivo mais adequado às suas necessidades.
As interessadas devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima para receber as orientações e dar início ao atendimento. A equipe de saúde está preparada para esclarecer dúvidas e acompanhar todas as etapas do processo.
SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS
Dúvidas?
Endereço: Praça Dr. Avelino de Queiroz, 329.
(37) 3371-9236 | [email protected]
OBSERVAÇÕES AVISO EXCEPCIONAL:
-Prazo médio atual para execução dos serviços normais de poda e supressão: 90 dias.
– Somente serão aceitos requerimentos de Poda, Supressão ou Plantio que tenham anexados: documentação de IPTU e RG ou CNH do proprietário do imóvel de face a árvore ou local de plantio em questão.
NÃO SERÃO acatadas pela Secretaria de Meio Ambiente de Piumhi:
– Denúncias de incêndio em Lotes (Corpo de Bombeiros)
– Utilização de drogas, sexo e afins (Polícia Militar)






