Na manhã de quarta-feira (23), o espaço do PTC social foi palco do 2º Seminário Regional de Turismo Rural do Sudoeste Mineiro. Organizado pela Emater-MG, Sebrae e Prefeitura Municipal de Piumhi, o evento contou com a participação de produtores, empresários e autoridades do setor, com o objetivo de promover o turismo rural e fortalecer a economia local de forma sustentável.
O evento começou com a composição da mesa de autoridades, que contou com a presença secretário municipal de Turismo, Cultura e Esportes, Thiago Santos, vereador João Marcos, representando o Legislativo, Edson Gazeta, representando a Emater, Luiza Helena Cintra, representando o Circuito Turístico Nascentes das Gerais e Canastra, a vice-prefeita de Capitólio Ângela Maria Santos Leite e o secretário de Turismo de Vargem Bonita Ney Martins.
O seminário foi aberto com uma calorosa recepção, destacando o empenho da equipe organizadora em proporcionar um dia produtivo e agradável para todos os presentes.
O evento, que teve como foco o desenvolvimento sustentável do turismo rural, foi dividido em três etapas: a parte da manhã foi dedicada a palestras e relatos de casos de sucesso, seguidos de um intervalo para o almoço, e à tarde, uma rodada de negócios que aproximou produtores e empresários.
Cerca de 25 produtores e 24 compradores dos setores de empórios, cafeterias e lojas virtuais de São Paulo, Belo Horizonte, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Cuiabá, Rio de Janeiro e Florianópolis participaram do evento.
Entre as palestras, destacou-se a de Carlos Bovo, coordenador da Emater-MG, que abriu o seminário apresentando um panorama sobre as oportunidades e desafios do turismo rural em Minas Gerais. Tatiana Garcia, coordenadora estadual de Turismo Rural da Emater, ministrou a palestra “Minas Gerais: Um Estado de Diversas Paisagens para o Turismo Rural”, enfatizando o vasto potencial do estado nesse setor.
Casos de sucesso, como o dos “Queijos Tarôco”, apresentado por Joelma Carmem Tarôco, produtora de queijo artesanal, e o exemplo do “Faz Bem Orgânicos”, com Vinícius Soares, produtor de queijo Minas artesanal orgânico, inspiraram os participantes ao mostrar o valor do empreendedorismo rural. Leandro Amaral também abordou as políticas públicas para o turismo rural, com destaque para o exemplo de Santa Rita de Jacutinga. Sheila Cristina Rangel Amorim, da Fazenda Serrinha, e Luiza Helena Cintra, do Circuito Turístico Nascentes das Gerais, também compartilharam suas experiências de sucesso, enriquecendo o debate.
A tarde foi dedicada à rodada de negócios, onde o representante da Emater de Piumhi, Sérgio Marcelino da Silva, passou de stand em stand para dar voz aos expositores, criando uma oportunidade de interação direta entre produtores e empresários interessados no desenvolvimento do turismo rural.
O seminário foi apoiado por diversos parceiros, como a Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG) e o Circuito Turístico Nascentes das Gerais e Canastra.
O evento se encerrou com um animado happy hour, momento em que os participantes puderam celebrar o sucesso das palestras e das conexões estabelecidas ao longo do dia, embalado por música ao vivo da cantora Dayana Araújo.