A Prefeitura de Piumhi promove neste sábado, dia 23, o segundo dia de combate à dengue no bairro Nova Esperança, como parte de um esforço contínuo para controlar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
O Dia D de combate à dengue contará com um mutirão de limpeza iniciado às 07h30, organizado pelo Setor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde.
Luiz Henrique Vieira Mota, coordenador do setor de Endemias, explicou que a ação envolve os Agentes de Combate às Endemias (ACEs), que realizam ações de controle, orientações sobre prevenção e cuidados, inspeção de imóveis especiais e pontos estratégicos, além da retirada de materiais em desuso dentro de residências.
O coordenador solicita a colaboração dos moradores para o sucesso da ação, orientando-os a separarem os materiais indicados e a permitirem a entrada dos agentes em suas residências. Essa colaboração é fundamental para que o trabalho alcance resultados positivos e beneficie toda a comunidade.
Além do mutirão, o setor de Endemias tem realizado outras ações, como aplicação de fumacê costal, Aero System e reforçado dicas para combate e prevenção à dengue nas redes sociais da prefeitura. Uma iniciativa importante foi a pulverização realizada por um super drone em 14 bairros da cidade, ação pioneira na região.
O super drone vem sobrevoando edificações e terrenos baldios, levando um tanque com aproximadamente 40 litros da solução à base de água contendo o larvicida Bacillus thuringiensis israelenses (Bti), que elimina as larvas do mosquito transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika. Ressaltando que o produto não possui impacto negativo no meio ambiente e não causa nenhum dano aos animais e para o ser humano.
O prefeito Paulo César Vaz destacou que essa operação não substitui os cuidados que a população deve ter em suas residências, mas é mais uma inovação em favor da saúde pública da cidade.