Na tarde de terça-feira (21/03), foi realizada a X Conferência Municipal de Saúde de Piumhi, como etapa municipal da 17ª Conferência Nacional de Saúde. O tema central do evento foi “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”. A abertura oficial do evento foi feita pela secretária de Saúde, Rosângela Aparecida Terra e Guerra.
Participaram do evento a primeira dama, Fernanda Craide Vaz, a presidente do Conselho de Saúde, Marita Lopes da Cunha Leonel, o diretor administrativo da Santa Casa, Wilson Goulart, e o diretor técnico, André Luís Castro, secretários municipais, representantes de entidades, profissionais da Saúde e de outras áreas, agentes de PSFs, além de pessoas da comunidade em geral.
As atividades foram iniciadas com a introdução dos eixos temáticos para auxílio na construção das propostas que serão encaminhadas ao Conselho Estadual de Saúde. Posteriormente, essas propostas serão discutidas na Conferência Estadual de Saúde, que está prevista para acontecer em julho.
Ao final do encontro, os presentes se dividiram em quatros grupos para discussão dos temas e criação das propostas, que foram apresentadas aos presentes.
Após eleição dos delegados, ficou definido que duas pessoas da sociedade, um trabalhador da área de saúde e um prestador de serviço representarão o município na Conferência Estadual.
CONFERÊNCIA E OS TEMAS
A Conferência Municipal constitui-se em foro privilegiado de debates abertos a todos os segmentos da sociedade a qual tem por finalidade analisar os avanços e retrocessos do Sistema Único de Saúde (SUS). Assim, por meio da identificação e análise dos grandes desafios, no que se refere à saúde no município, devem ser elaboradas propostas e diretrizes a serem incorporadas pelo SUS com vistas ao acesso, sendo elas, a equidade, a qualidade e a humanização na atenção à saúde e condição básica para o exercício da cidadania.
Nesse contexto, a Conferência de Saúde é um grande acontecimento democrático e sua realização contribui para manter e ampliar a participação popular, levando propostas que condizem à realidade de cada município, buscando ampliar e ofertar melhores serviços à população.