Conforme levantamento feito pela secretaria municipal de Turismo, entre os dias 17 a 21 de fevereiro, período em que aconteceu o carnaval, a cidade movimentou mais de 500 mil no setor turístico.
O número foi levantado em hotéis, pousadas, restaurantes e passeios turísticos (guias e condutores). De acordo com o secretário do setor, Thiago Santos, cada turista gastou, em média, R$321,33 por dia.
A taxa de ocupação de leitos em hotelarias e pousadas no período de carnaval foi de 62,5%. A cidade tem hoje um total de 729 leitos disponíveis, cadastrados no banco de dados da secretaria.
Ainda segundo Thiago Santos, Piumhi possui, em média, 181 casas no aplicativo AIRBNB, que hospedam, aproximadamente, 1284 pessoas. “Como o aplicativo não disponibiliza os números de ocupação dessas casas no departamento de turismo da cidade, não foi possível realizar o levantamento neste período e, possivelmente, houve maior ocupação no município”, disse o secretário.
A maior taxa de ocupação dos hotéis e pousadas foi na segunda, 20 e terça-feira, 21, sendo um total de 67,54%, o que corresponde a um número próximo de 435 pessoas, seguido pelo domingo, 19 e a segunda, 20 com 65,83% (422 pessoas). No sábado, 18 e domingo, 19, a taxa de ocupação foi de 64,35% (401 pessoas) e por fim, sexta-feira, 17 e sábado, 18, com 52,40% (298 pessoas). O levantamento foi feito, a cada dois dias, durante o período de carnaval.
A secretaria contabilizou ainda um total de 1556 turistas durante os cinco dias.
ATRATIVOS
Ainda conforme dados da secretaria de Turismo, foram realizados, com os guias e condutores de 4×4, no sábado (18), 60 passeios; no domingo (19) 100; segunda (20) 100 e terça (21) 50, sendo um total de 310 turistas atendidos pelos profissionais do município.
A equipe da secretaria de Turismo comemora esse resultado e afirma que é uma satisfação ver esses índices de ocupação nas redes hoteleiras da cidade, o que reafirma que Piumhi está se desenvolvendo como cidade turística, gerando renda ao município, sendo em estabelecimentos comerciais, turísticos, rede de hotelaria, entre outros.
A secretaria segue com diversas propostas que visam a divulgar a prestação de serviço desses trabalhadores, entre elas, a disponibilização de portfólios em hotéis e pousadas da cidade e também no Centro de Atendimento ao Turista (CAT).