Após um mês em que ocorreu o início da troca de telhados da Casa da Cultura “Oscar Alves Rocha”, a obra está praticamente concluída, tendo 80% da reforma já realizada.
A substituição do telhado, trocas de calhas e madeiras está sendo realizada pela empresa vencedora da licitação, Amplo Engenharia e Construção LTDA, e tem uma previsão de entrega para o próximo mês.
A reforma foi possível através do “Programa Restaura Minas”, que visa restaurar diversos imóveis do Estado, considerando a representatividade do bem para a população e o impacto que ações como essas geram nas comunidades detentoras do patrimônio cultural. A Secretaria Estadual de Cultura e Turismo (Secult) destina recursos estaduais para ações de infraestrutura e suporte garantindo mais proteção aos patrimônios históricos de Minas Gerais.
Dos 40 municípios inscritos, Piumhi alcançou o primeiro lugar com a pontuação de 92,7, garantindo a verba para a reforma do telhado.
Para o secretário de Turismo e Cultura, Thiago Santos, essa é mais uma conquista da administração, que não tem medido esforços para trabalhar pela preservação do patrimônio municipal.
“Essa pontuação mostra o resultado de um trabalho que tem sido muito bem feito ao longo desses anos. Outra novidade é que, daqui a alguns dias, também, receberemos os repasses do ICMS Turístico e Cultural”, destacou o secretário.
As obras estão acontecendo com apoio institucional do Governo de Minas, através do Fundo Estadual de Cultura (FEC).