Recentemente, foi divulgado um boletim pelo setor de Endemias, evidenciando um aumento expressivo nos casos de dengue, com cerca de um caso por dia. O último Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa), realizado entre os dias 06 e 08 de novembro, revelou um índice alarmante de 7,8% em focos do mosquito em Piumhi, o que aponta para índice alto de infestação. Esse resultado foi possível, após a equipe de endemias ter visitado 873 imóveis no munícipio, conforme informações do biólogo Luiz Henrique Vieira Mota, responsável pelo setor.
Os esforços da equipe de endemias têm sido contínuos, com visitas às residências no município. Diariamente, ações como o uso de fumacê costal e vistorias em áreas propensas à proliferação do mosquito são realizadas.
A negligência da população tem sido apontada como a principal causa desse aumento, especialmente após o período chuvoso e tempestuoso, favorável à reprodução do Aedes Aegypti.
Os criadouros identificados compreendem 55% de recipientes móveis (como plásticos e vasilhas), 17,7% de materiais descartáveis e, alarmantemente, 91% estão localizados fora das residências, principalmente em pratinhos com plantas. Notou-se ainda que 88,2% dos focos estão presentes em edificações e 11,8% em terrenos baldios.
Os principais locais de proliferação são: recipientes de pequeno porte (31,6%), lixos (17,7%), pratos com plantas (15,2%), pneus (11,4%), bebedouros de aves (8,9%), ralinhos e tambores (5,1%), além de outros pontos identificados.
A prevenção é a chave para conter essa disseminação. Assim como manter o quintal limpo, guardar recipientes em locais cobertos e virados para baixo, assim como manter tambores virados de cabeça para baixo ou tampados em locais protegidos e cobertos e utilizar telas nos ralinhos. São algumas medidas fundamentais para suavizar o risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
O coordenador destaca ainda para que as pessoas façam uso de repelente e em qualquer suspeita de dengue, procurar o PSF onde o usuário é cadastrado. Para mais informações ou dúvida, pode entrar em contato pelo telefone (37) 3371-9256.
SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS
Dúvidas?
Endereço: Praça Dr. Avelino de Queiroz, 329.
(37) 3371-9236 | meioambiente@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
OBSERVAÇÕES AVISO EXCEPCIONAL:
-Prazo médio atual para execução dos serviços normais de poda e supressão: 90 dias.
– Somente serão aceitos requerimentos de Poda, Supressão ou Plantio que tenham anexados: documentação de IPTU e RG ou CNH do proprietário do imóvel de face a árvore ou local de plantio em questão.
NÃO SERÃO acatadas pela Secretaria de Meio Ambiente de Piumhi:
– Denúncias de incêndio em Lotes (Corpo de Bombeiros)
– Utilização de drogas, sexo e afins (Polícia Militar)