A partir da próxima segunda-feira, 18, Piumhi dará início à Semana da Consciência Negra com uma programação rica em atividades culturais e educativas. Organizado pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Piumhi (COMPIR), em parceria com o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) – campus Piumhi, a prefeitura e a secretaria municipal de Assistência Social e Cultura, o evento propõe reflexões e celebrações da cultura e identidade negra com uma série de ações que se estendem até sábado, 23 de novembro.
O primeiro dia será marcado por palestras, rodas de conversa e apresentações de poesia, programadas para ocorrer em dois horários, às 14h e às 19h, no IFMG. Na terça-feira, 19, o destaque será o Cinema Especial ao ar livre, com a exibição do filme “Estrelas Além do Tempo”. O filme será exibido no Cine Victor Agresta, que fica na praça Dr. Avelino de Queiroz (Praça Matriz) a partir das 19h30.
Encerrando a semana, no sábado, 23, acontece a Tardezinha Cultural, um evento em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esportes, promovendo apresentações artísticas e atividades culturais na praça Padre Alberico, às 15h. A Tardezinha promete ser um momento de celebração e valorização da cultura afro-brasileira, promovendo a integração da comunidade.
Sobre o COMPIR
Instituído pela Lei 2.312/2017, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Piumhi (COMPIR) atua como um órgão consultivo e deliberativo vinculado à Secretaria de Assistência Social. Com uma estrutura paritária que inclui representantes governamentais e da sociedade civil, o COMPIR tem como missão formular e desenvolver políticas públicas para a promoção da igualdade racial.
O Conselho desempenha um papel fundamental no combate ao racismo e à discriminação, propondo ações que buscam eliminar as desigualdades raciais nas esferas econômica, social, política e cultural. Por meio de suas iniciativas, o COMPIR valoriza e promove a inclusão da população negra e de outros grupos étnicos, reforçando o compromisso com uma sociedade mais justa e igualitária.