Na noite de segunda-feira, 10, ocorreu o lançamento do livro “Furnas, Peixoto e Serra da Canastra – Patrimônios Paisagísticos de Minas Gerais”, evento que contou com a presença de importantes autoridades, na cidade de Capitólio. O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, esteve presente, destacando a relevância da obra para a valorização das riquezas naturais e culturais da região, além do secretário municipal de Turismo, Cultura e Esportes Thiago Santos, o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas José de Oliveira e outras autoridades.
Em 272 páginas, o livro aborda história, turismo, mapas e rotas geográficas de mais de 70 cidades que compõem as cinco Instâncias de Governança Regional (IGRs) presentes no território: Nascentes das Gerais e Canastra, Grutas e Mar de Minas, Lago de Furnas, Caminhos Gerais e Montanhas Cafeeiras de Minas.
A obra integra o projeto “O Mar de Minas e a Serra da Canastra”, patrocinado pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e é organizada pela ARTS Realizações.
O livro, descrito como um verdadeiro tesouro, oferece uma ampla visão sobre a história e o turismo da área, além de incluir mapas e rotas detalhadas, integrando a cidade de Piumhi a essa narrativa. A publicação promete ser uma referência para viajantes e estudiosos interessados nas belezas de Minas Gerais.