O departamento de Endemias, junto com a secretaria de Meio Ambiente e departamento de Estradas, realizou mais um dia de mutirão de limpeza no combate à dengue e outras arboviroses, no último sábado (25/02). O bairro visitado pela equipe foi o Lagoa de Trás, segundo lugar onde estão sendo registrados mais casos de dengue do município. No local, foram retiradas duas cargas e meia de materiais descartáveis e em desuso.
Essa ação é realizada pelos agentes de Endemias, visando evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, que teve um aumento significativo de casos no início desse ano, conforme informações do diretor do departamento de Vigilância Epidemiológica, Luiz Henrique Vieira Mota.
Luiz Henrique explicou que o próximo passo é fazer um mapeamento sobre as áreas de maior infestação e até na quinta-feira (02/03), será divulgado qual a localidade onde a equipe realizará o mutirão de limpeza, para que posteriormente, haja um monitoramento, controle e combate ao Aedes.
Da mesma forma, as campanhas de combate terão continuidade nas redes sociais da prefeitura, assim como o mutirão de limpeza aos sábados.
Ressaltando que outra forma de evitar a proliferação é manter os quintais limpos e organizados, não deixar utensílios para armazenar água parada, manter os ralinhos tampados e, se possível, com telas, além de receber os agentes de Saúde nas residências, para visitas de prevenção.