A secretaria Municipal de Saúde realizou, nos dias 26 e 27 de abril, diversas atividades para comemorar essa data e também como objetivo de promover a Saúde no município.
Na noite de quarta-feira (26/04), foi montada uma estrutura no espaço da feira-livre voltado para toda população, onde foram ofertadas práticas de reiki, auriculoterapia, aferição de pressão arterial, testes rápidos, além de dança e atividades físicas com os profissionais da área e a professor Rosy Camargos da Casa da Cultura.
Já na quinta-feira (27/04), aconteceu, na Câmara municipal, um ciclo de palestras com o médico psiquiatra Theodozio Osanan, que falou sobre a importância dos medicamentos, características e seus efeitos despertando os presentes para a conscientização do uso e necessidade de todos eles.
Em seguida, a psicóloga e coordenadora do CAPS AD e CAPS II, Sandra Síris falou sobre motivação e resiliência e, por fim, a educadora física, Eveline Lopes discorreu sobre a importância da atividade física e a melhoria na qualidade de vida de quem pratica exercícios.
Durante o encontro, a professora da Casa da Cultura, Rosy também fez uma apresentação de dança com os presentes, e foi servido em coffee break no intervalo.
Centenas de pessoas participaram, entre elas, a secretária municipal de Saúde, Rosângela Terra e alguns profissionais do setor.
A farmacêutica Débora Silva, após a abertura, falou sobre um projeto que está desenvolvendo em Piumhi sobre o descarte de medicamentos pela população e que conta com a colaboração dos agentes de Saúde para realização do mesmo.
Comemorado, mundialmente, dia 07 de abril, o Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948, devido à preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas em todo o mundo e, também, alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial.
O principal objetivo desta data é conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida.
Já o dia 06 de abril é reservado para o Dia da Atividade Física, importante fator para o pleno desenvolvimento humano e para uma boa saúde. Quanto mais cedo a atividade física é incentivada e se torna um hábito na vida das pessoa, maiores são os benefícios, segundo a OMS.