A Secretaria de Saúde do município está promovendo uma campanha educativa de combate à dengue nas escolas e CMEIs locais, em parceria com a Secretaria de Educação. Essa iniciativa segue a campanha nacional definida pelos Ministérios da Saúde e da Educação para este ano, com o lema “Defender a vida, Ampliar a Vacinação, Combater a Dengue e Promover Saúde nos Territórios”.
Com o aumento significativo dos casos de dengue na região, as duas secretarias intensificaram as ações educativas em todo o município, concentrando esforços nas escolas, creches e CMEIs. Com o apoio da equipe de endemias e das unidades de saúde, além da participação ativa da comunidade escolar, essas instituições estão promovendo uma série de atividades educativas, visando conscientizar e orientar sobre a dengue.
O foco principal é alertar e conscientizar o maior número possível de pessoas, incluindo alunos, pais, professores e funcionários, sobre ações de combate ao vetor da doença, sua forma de transmissão, os principais sintomas e sinais de alerta, e incentivar a busca pelas unidades de saúde para tratamento e prevenção da dengue. Para isso, estão sendo distribuídos panfletos informativos para os pais, aulas demonstrativas e explicativas sobre a doença e a forma do uso correto de repelentes para as crianças, jovens e adolescentes.
A colaboração da população é fundamental para o sucesso dessa campanha, que busca disseminar informações verídicas e práticas sobre a dengue, para que todos possam adotar medidas preventivas em seu dia a dia e, assim, reduzir o impacto desta doença na comunidade.