SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE “DIA D DO OUTUBRO ROSA” NA SEXTA, 21

Na próxima sexta-feira (21/10), a secretaria municipal de Saúde em parceria com a Amparo irá promover o Dia D do Outubro Rosa com um ciclo de palestras na Câmara municipal, a partir das 08h.

A abertura será feita pela secretária municipal de Saúde, Rosângela Terra, em seguida será servido um coffee break para os presentes.

Às 8h30, haverá uma palestra com o aluno do 6º ano de Medicina, Silas Soares Silva sobre: “Câncer, alimentação nutritiva e prática de bons hábitos. É possível prevenir?”

Às 10h, o locutor Antony Camargo vai dar seu depoimento sobre superação.

No período da tarde, às 13h30, a médica dermatologista, Fernanda Craide Vaz, vai discorrer sobre os “Cuidados na prevenção ao câncer” e fazer seu depoimento pessoal de superação.

Ao final, a médica ginecologista, Ana Carolina Botelho Cardoso, fará uma palestra sobre “Cuidados paliativos em oncologia”.

Durante o mês de outubro, a secretaria tem realizado diversas ações no sentido de alertar às mulheres para a prevenção do câncer de mama e colo de útero. A carreata, em parceria com a Amparo, deu início à campanha. Nos dias 05 e 09, aconteceram atividades, na feira livre, onde foi montada uma tenda para aferição de pressão, glicemia capilar e vacinações diversas, além das práticas de reiki, auriculoterapia e distribuição de materiais informativos. Nesse mesmo dia, a banda da Polícia Militar de Passos  abrilhantou o evento.

De acordo com a secretária de Saúde, a campanha Outubro Rosa, é o mês de conscientização do controle do câncer de mama, para destacar a importância dos exames de prevenção que alertam para os riscos dos diagnósticos tardios.

“Essa ação tem que acontecer durante todo o ano, mas o mês de outubro serve como um alerta para que as mulheres se lembrem de realizar a mamografia e estejam atentas a qualquer tipo de alteração que ocorrer, pois quanto mais cedo for o diagnóstico, mais chance de sucesso no tratamento”, explicou Rosângela.

De acordo com ela, a recomendação de diversas sociedades da mastologia é que a mamografia seja realizada, anualmente, em mulheres a partir dos 40 anos. E, a partir dos 30 anos, em caso de alto risco com genética hereditária ou se a biópsia na mama mostrar células atípicas. A mamografia também deve ser feita em mulheres mais jovens caso tenha histórico familiar.

Na última semana, o letreiro de Piumhi, que fica instalado na Praça da Matriz, também se iluminou na cor rosa em alusão à campanha.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!