Nesta segunda-feira (15/05), o Ministério da Saúde ampliou a vacinação contra a gripe para toda a população acima dos seis meses de idade. A coordenadora da Vigilância em Saúde, Rozilene Melo, informou que, a partir de hoje, o público estabelecido já pode procurar o Centro de Vacinação para receber o imunizante das 07h às 19h.
Haverá, também, na quarta-feira (17) das 17h às 21h e no domingo (21) de 08h às 12h, uma ação realizada pela secretaria de Saúde no espaço da feira livre, para aqueles que quiserem se vacinar.
A liberação da vacina da gripe para o público em geral acontece antes do encerramento da campanha de vacinação, marcado para 31 de maio deste ano. Anteriormente, o governo federal adotava a estratégia de estender a imunização para todos ao final da campanha, para dar prioridade para as pessoas mais vulneráveis ou mais expostas ao vírus, como idosos, gestantes e professores. Até então, apenas os grupos prioritários estavam recebendo a vacina no Sistema Único de Saúde (SUS).
No entanto, essa medida atende a um pedido de estados e municípios, porque a procura pelo imunizante está baixa e os estoques cheios.
Até a data de hoje, já foram vacinados um total 3.875 pessoas.
O QUE É A INFLUENZA?
A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada pelo vírus da influenza, que tem grande potencial de transmissão.
Existem quatro tipos de vírus da gripe: A, B, C e D. Os dois primeiros são mais propícios a provocar epidemias em ciclos anuais, enquanto o C costuma provocar alguns casos mais leves e o D não é conhecido por infectar ou causar doenças em humanos.