SECRETARIA DE SAÚDE DÁ INÍCIO AO FUMACÊ PESADO

A secretaria municipal de Saúde, junto com o departamento municipal de Vigilância em Saúde/Endemias, iniciou, na manhã dessa terça-feira (02/05), no centro e em diversos bairros da cidade, a operação de fumacê pesado. Trata-se de uma ação que faz parte do combate à dengue, através de um equipamento portátil, que realiza a pulverização de inseticida de ultrabaixo volume (UBV) pesado no combate ao mosquito transmissor da dengue, facilitando uma cobertura mais completa em toda cidade. O carro do fumacê tem uma previsão de passar no início da manhã entre 6h e 9h e no final da tarde das 16h às 21h.

A equipe iniciou os serviços na manhã de terça no Loteamento Morada do Sol (Lagoa de Trás) e, a partir dessa primeira etapa, deve seguir toda uma programação que foi dividida em cinco ciclos, para que os carros com inseticida circulem em todo o município, em um período que deve durar até dois meses.

O diretor do departamento, Luiz Henrique Vieira Mota, explicou que, no momento em que o fumacê estiver sendo aplicado nas entradas das residências, é necessário que se abram as portas e janelas para que o inseticida chegue até o fundo dos quintais.

Ainda segundo ele, o fumacê pesado não causa nenhum dano ao ser humano e nem aos pets, porém a recomendação da Secretaria de Saúde do Estado (SES-MG) é de que os animais de pequenos portes e pessoas com asmas ou problemas respiratórios devem evitar proximidade com os veículos de pulverização.

Ele aconselha a população a guardar os pássaros dentro de um cômodo fechado ou até cobri-los com lençol para maior proteção, assim como os peixes e abelhas devem ficar em lugar seguro. Se preferir, pode retirar as roupas do varal para evitar algum dano posteriormente.

AUMENTO DOS CASOS

Na semana passada, a secretária municipal de Saúde Rosângela Terra, o diretor do departamento de Vigilância Epidemiológica, Luiz Henrique Vieira, e o diretor executivo da Santa Casa de Misericórdia, Wilson Goulart, se reuniram com a imprensa local para falar sobre a superlotação nos Programas de Saúde da Família (PSFs) e no pronto socorro devido aos casos de dengue que têm aumentado, a cada dia, no município, trazendo preocupação aos responsáveis desses órgãos.

Até aquele momento, a secretaria de Saúde ainda finalizava os trâmites para liberação do inseticida e aguardava a chegada dos veículos que estavam em cidade da região para dar início ao fumacê.

Na oportunidade, Luiz Henrique falou sobre o quanto a população piumhiense está acomodada com a atual situação, e relatou os casos de focos encontrados nas residências devido ao descuido dos próprios proprietários. “Muitos têm achado que a responsabilidade é da Vigilância, porém, a população precisa colaborar com a limpeza de seus imóveis, mesmo que uma equipe vá às residências, quando solicitada, e com a aplicação do inseticida, pois o fumacê atinge somente o mosquito que está no ar e não as larvas que ficam armazenadas em utensílios ou materiais de água parada no fundo das hortas”, explicou o diretor.

A secretária de Saúde frisou sobre a importância das pessoas procurarem os PSFs que estão dentro do programa Saúde na Hora e oferecem atendimento noturno (17h às 21h) nos dias de semana. São eles: Guilherme Alves Tó/Rural e Totonha Tomé/Dona Tina, para que, assim, evitem a superlotação da Santa Casa, que além de atender diversos casos,  prioriza os casos de urgência e emergência.

Ao final, o diretor da Vigilância explicou sobre a importância de fazerem as denúncias de forma correta aos setores, sendo os casos de foco de mosquito pelo telefone (37)3371-9255. Já para denúncia de lotes e terrenos baldios, a pessoa deve entrar em contato com o Meio Ambiente através do telefone (37) 3371-9236.