SECRETARIA DE SAÚDE AMPLIA O NÚMERO DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS PARA A POPULAÇÃO NO PSF JOAQUIM TERRA

Essas práticas são tratamentos oferecidos pela Atenção Primária do município, através do Sistema Único de Saúde (SUS) de forma integral, que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir doenças e que também podem ser usadas como tratamentos paliativos em casos de doenças crônicas. São elas: yoga, reiki, auriculoterapia, barra de access e ventosaterapia.

Segundo a secretária de Saúde, recentemente,  foram ofertadas novas capacitações para os profissionais de Saúde com o objetivo de ampliar o número de atendimento nos PSFs, para atender mais pessoas que tiverem interesse em participar.

Ainda de acordo com a coordenadora do NASF, este mês foram iniciados os atendimentos de yoga, barra de access e ventosaterapia no PSF Joaquim Terra, que acontecem de segunda a quinta-feira, nos horários de 17h15 as 20h30. Atualmente, cerca de 100 pessoas já estão inscritas.

Marisa informa que ainda há vagas para aqueles que estiverem interessados. Eles podem entrar em contato nesses dias e horários para mais informações, na sala ao lado da unidade.

A secretária de Saúde relembra que, além dessas práticas oferecidas, ainda são realizados a auriculoterapia e o reiki em todos os PSFs e que estão disponíveis para todas as pessoas cadastradas nessas unidades.

SAIBA O QUE SÃO AS PRÁTICAS E COMO FUNCIONAM

Yoga: é uma filosofia de vida que tem sua origem na Índia há mais de cinco mil anos e, atualmente, é conhecida também como sistema holístico que trabalha o corpo e a mente ao mesmo tempo. A yoga proporciona relaxamento, concentração, tranquilidade mental, fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade.

Reiki: é uma forma de terapia cujo objetivo principal é a cura física, emocional, mental e espiritual, assim como a restauração da harmonia do nosso estado natural de equilíbrio que produz bem-estar e felicidade.

Auriculoterapia: é uma técnica derivada da acupuntura que faz pressão em pontos específicos da orelha para tratar e diagnosticar diversos problemas físicos, mentais e emocionais.

Ventosaterapia: é uma prática alternativa fundamentada pela Medicina Tradicional Chinesa que trabalha com a aplicação de ventosas no corpo do paciente, ocasionando um vácuo e, através da sucção da pele, gera uma pressão negativa, estimula a circulação sanguínea e libera as toxinas existentes no sangue.

Barra de Access: é uma técnica energética e corporal que, por meio de toques terapêuticos em pontos específicos da cabeça, contribui com o processo de mudança na vida. Assim, elimina bloqueios, crenças, pensamentos e comportamentos negativos de nossas vidas.No início de maio, a secretária municipal de Saúde, Rosângela Terra, esteve junto à diretora da Atenção Primária Kátia Soares e a coordenadora do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Primária (NASF-AB), Marisa de Fátima Ferreira, para falar sobre a ampliação das Práticas Integrativas e Complementares (PICS), as quais estão sendo ofertadas à população nos Programas de Saúde da Família (PSFs) do município, na sede do PSF Joaquim Terra.

SAIBA O QUE SÃO AS PRÁTICAS E COMO FUNCIONAM

SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS

Dúvidas?
Endereço: Praça Dr. Avelino de Queiroz, 329.
(37) 3371-9236 | meioambiente@prefeiturapiumhi.mg.gov.br

OBSERVAÇÕES AVISO EXCEPCIONAL:
-Prazo médio atual para execução dos serviços normais de poda e supressão: 90 dias.

– Somente serão aceitos requerimentos de Poda, Supressão ou Plantio que tenham anexados: documentação de IPTU e RG ou CNH do proprietário do imóvel de face a árvore ou local de plantio em questão.

NÃO SERÃO acatadas pela Secretaria de Meio Ambiente de Piumhi:
– Denúncias de incêndio em Lotes (Corpo de Bombeiros)
– Utilização de drogas, sexo e afins (Polícia Militar)

OUVIDORIA

Você pode solicitar informações, fazer elogios, enviar sugestões, reclamações ou denúncias e verificar o andamento da sua manifestação.

SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS

PREENCHA TODOS OS CAMPOS ABAIXO COM O MÁXIMO DE INFORMAÇÕES PARA  AGILIZAR A REALIZAÇÃO DO SERVIÇO.

TELEFONES ÚTEIS

E-mail – transporte@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Telefone – 3371-9203
Responsável – Antônio Garcia Goulart
Endereço – Rua José Ferreira de Menezes (esquina com a Rua Avelino Leite de Melo), bairro Nova Esperança

E-mail – turismo@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Telefone – 3371-9223
Responsável – Fernanda de Oliveira Silva
Endereço – Arthur Rodrigues da Costa, 26

GOVERNO, PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO

E-mail – receita@prefeiturapiumhi.mg.gov.br
Telefone – 3371-9223
Responsável – Ézio Goulart Souza
Endereço – Rua Padre Abel, 332 – Centro

COMPDEC PIUMHI

Telefone 24 HS– (37)99840-9590

BAIXE TODOS OS TELEFONES

Baixe o arquivo com todos os Telefones Úteis da Prefeitura
Baixar Telefones
SOLICITAÇÃO DE TROCA DE LÂMPADAS

PREENCHA TODOS OS CAMPOS ABAIXO PARA AGILIZAR A TROCA OU CORREÇÃO DE LÂMPADA.