Neste último sábado, 23/09, teve início o aguardado encontro de três dias da capacitação “Teorias e Práticas Pedagógicas Reais e Inclusivas”, que está sendo realizado na Escola Josino Alvim. O evento reuniu cerca de 60 profissionais da área educacional, visando aprimorar seus conhecimentos sobre a inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD) no ambiente escolar.
A condução do curso está a cargo da renomada Pedagoga e Psicopedagoga, Débora Kelly S. A. Pereira, que ao longo de 16 anos de carreira, concentrou esforços na inclusão escolar e reabilitação de PcD, especialmente crianças e adolescentes.
Os principais objetivos do curso são:
1. Formar gestores e educadores capacitados a dinamizar efetivamente e de modo proativo o ambiente educativo, atuando qualificadamente na inclusão da PcD.
2. Promover o conhecimento sobre o público-alvo do atendimento educacional inclusivo, bem como as leis que amparam essa inclusão.
3. Possibilitar a obtenção de conhecimento consolidado e qualificado sobre os processos pedagógicos inclusivos, abordando teoria e prática.
4. Estimular a reflexão e o manejo respeitoso das relações entre teoria e prática, considerando as demandas trazidas pelo público-alvo.
5. Contribuir para uma cultura inclusiva na instituição escolar.
6. Orientar a produção de práticas inclusivas.
No primeiro dia do curso, foram ministrados dois módulos:
– Módulo 1
– Conceitos da neurociência.
– Princípios do desenvolvimento Infantil.
– Transtornos da neurodiversidade.
– Módulo 2
– Conceito da educação inclusiva e leis regentes.
– PDI sistema vivo: público-alvo e elaboração.
O próximo encontro está agendado para o dia 30 de setembro, no qual serão abordados os seguintes módulos:
– Módulo 3
– Análise do comportamento aplicado.
– Módulo 4 (3 horas):
– Manejo de comportamento inadequado.
– Principais comportamentos disruptivos.
– Escola: manejo e conduta.
No último encontro, as responsáveis pelo curso, Débora Kelly S. A. Pereira e Maria Júlia S. A. Pereira, irão trabalhar os módulos:
– Módulo 5
– Pirâmide de aprendizagem.
– Módulo 6
– PDI na prática.
– Encerramento.
Ao término do curso de Formação Continuada, os profissionais receberão um certificado que atesta sua participação e dedicação no aprimoramento dos processos de inclusão escolar.
Este curso é parte dos esforços contínuos do setor de educação para proporcionar capacitação e aprimoramento aos profissionais da área, visando sempre a promoção de um ensino inclusivo e de alta qualidade para todos.