A prefeitura de Piumhi, por meio da secretaria municipal de Educação iniciará o ano letivo de 2023 na segunda-feira, 06 de fevereiro. De acordo com a secretária municipal de educação, Vanilda Soares, cerca de 3.084 alunos irão regressar às escolas municipais, sendo um total de mil crianças vindas de creches e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e 2.084 estudantes do 1º período ao 5º ano nas escolas da rede municipal.
A volta às aulas esse ano conta com ampliação de vagas, que no caso deu-se devido à abertura da Escola Municipal Deputado Eurípedes Craide, situada no bairro Nova Esperança e inaugurada no final do ano passado. Cerca de 112 alunos já foram matriculados nessa escola, ressaltando que a partir do dia 27 de fevereiro, após o carnaval, a escola também funcionará como período integral.
Vanilda explicou que esses alunos matriculados vêm principalmente dos CMEIs Reynaldo Avellar, Lola Luísa da Silva e André Mourão e irão iniciar o 1º ano do ensino fundamental já na referida escola. Porém, os pais que ainda quiserem matricular os filhos ou pedir a transferência deles para essa escola podem entrar em contato na Secretaria de Educação.
Segundo a secretária, outras atividades também estão na programação do ano letivo, sendo que entre os dias 01 a 03 de fevereiro serão realizadas palestra e reuniões com os servidores da educação visando melhorias nas propostas pedagógicas com o objetivo de manter o ensino de boa qualidade e equidade aos estudantes da rede municipal.
Ao todo, o ano letivo terá início para cerca de 17 unidades educacionais da rede municipal, dentre escolas, CMEIs e creches, sendo que foram disponibilizadas cerca de 500 vagas para alunos novatos, além de mais 10 para o Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Também estão abertas as inscrições para a EJA, que acontecem na escola municipal Dr. Avelino de Queiroz para as pessoas que têm interesse de concluir o ensino fundamental anos iniciais. Além de ser bom para jovens, a EJA também é excelente para idosos que nunca tiveram a oportunidade de concluir os estudos. O único requisito para o ingresso, é que os candidatos tenham idade mínima de 15 anos (fundamental I).
No ato da matrícula, os interessados devem levar o documento original e cópia da Certidão de nascimento, identidade e comprovante de residência. Mais informações através do telefone (37) 3371-9295.
Quanto ao transporte escolar urbano ou rural, os pais podem procurar a Secretaria de Transporte, 3371-9203 para maiores informações ou cadastro.