Aconteceu, na última quinta-feira, 23, e sexta, 24, no auditório do campus da IFMG-Piumhi, o curso de capacitação sobre a Escuta Especializada de Crianças e Adolescentes vítimas e testemunhas de violência. O evento reuniu mais de cem profissionais da Saúde, Educação, além de representantes da área jurídica, civil, equipe do CREAS, CRAS, dos conselhos, Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e outros.
O curso ministrado pela psicóloga, Iramaia Ranai Gallerani, da Escola de Gestão Municipal (EGEM) teve como objetivo capacitar e qualificar os profissionais que realizarão a escuta especializada, no município, dentro da regulamentação da Lei nº. 13.431/17 e do Decreto 9.603/2018.
A capacitação teve a realização do Instituto Ranai e secretaria de Assistência Social de Piumhi, e visou à melhoria e qualidade do atendimento e organização de fluxo de toda rede do município de modo a não haver revitimização de crianças vítimas de violência.
Vários foram os temas abordados durante o encontro, entre eles, a identificação dos sinais e sintomas de violência, processo de entrevista de escuta especializada, desenvolvimento infantil, conceito de memória e linguagem, boas práticas na atenção de crianças e adolescentes vítimas de violência.
No local, a palestrante tirou a dúvida dos presentes e esclareceu sobre diversas temáticas desse assunto.
Já na sexta-feira (24/02), o encontro foi realizado somente com os profissionais técnicos e teve uma abordagem mais focada em atendimentos, elaboração de notificações e métodos para realização da escuta especializada.
Para a secretária de Assistência Social, Kátia Regina Faria Costa, os temas abordados pela psicóloga, Iramaia, foram de grande proveito; e a interação dos profissionais com a palestrante surtiu grandes efeitos durante o seminário, onde puderam tirar dúvidas e criar uma ligação mais forte entre as redes de assistência à criança vítima de violência.