A secretaria municipal de Assistência Social e a Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CRSANS) do Sudoeste realizaram na tarde de sexta-feira (07/07), um encontro microrregional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável. Nutricional (SAN), no espaço do Cine Victor Agresta. Estiveram presentes, a secretária municipal de Assistência Social, Kátia Regina Faria da Costa; o secretário adjunto de Meio Ambiente, Magno de Paula (Gaguinho); o vereador João Marcos Macedo; a nutricionista responsável pelas creches Solange Barcelos Costa Gatti; o diretor do departamento de Assistência Social, Maikon José da Costa; a representante da associação dos artesãos e produtos caseiros de Capitólio (CAPITART) Maria das Graças de Melo; o coordenador técnico Regional da EMATER, Carlos Eduardo Oliveira Bovo e o subcoordenador da CRSANS Rogério Fita, além de representantes da secretaria de Educação do município e de diversas Organizações da Sociedade Civil (OSCs).
O evento aconteceu em forma de debate buscando indicar políticas públicas prioritárias para auxiliar no combate à fome e garantir a efetividade do Direito Humano à Alimentação Adequada, com o tema “Por democracia com comida de verdade, produção sustentável e soberania alimentar”. Esse tema reforça a importância da democracia, com instrumentos de participação dos movimentos sociais, visando garantir o combate à fome com alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos e de processos industriais, a partir de sistemas agroecológicos e da agricultura familiar nos territórios mineiros.
O encontro é um momento de reforçar o pacto pela soberania e segurança alimentar, promovendo a articulação entre poder público e sociedade civil, respeitando a diversidade e pluralidade dos territórios mineiros. E traz como desafio a promoção de políticas intersetoriais.