NOTÍCIAS

SECRETARIA DA SAÚDE REALIZARÁ PALESTRA E RODA DE CONVERSA SOBRE A CAMPANHA “SETEMBRO AMARELO”

Na próxima quarta-feira (28/09), a secretaria municipal de Saúde realizará um ciclo de palestras, na Câmara municipal, sobre a campanha Setembro Amarelo. Dentro da programação, às 9h, haverá a abertura com a coordenadora do CAPS AD e CAPS II, a psicóloga Sandra Síris. Em seguida, uma palestra com a médica psiquiatra, Vanessa Viana, sobre “Prevenção ao suicídio”. E, logo depois, será feita uma roda de conversa com os profissionais da Equipe Núcleo Amplificado de Saúde da Família e Atenção Básica (eNASF-AB) sobre o Projeto “ADOLE SER”, programa esse desenvolvido dentro Programa Saúde na Escola de Piumhi que, recentemente, foi classificado, entre os três melhores de Minas Gerais, com premiação de experiência exitosa entre 857 municípios do estado.
Foi criado pela secretaria municipal de Saúde e eNASF e tem como objetivo principal trabalhar a saúde mental dos adolescentes nas escolas estaduais João Menezes e Francisco de Paula Rebelo Horta promovendo a autovalorização; melhorando a autoconfiança e autoestima; criando estratégias e possibilidades para lidar melhor com as frustrações; ressignificando seus sofrimentos; prevenindo crises de ansiedade e depressão; evitando o ato da autolesão não suicida nos adolescentes, entre outros, especificamente pós-pandemia, quando houve um aumento considerável da demanda para atendimento de adolescentes em sofrimento mental nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.
SETEMBRO AMARELO
O Setembro Amarelo é o mês dedicado à prevenção do suicídio. Trata-se de uma campanha que teve início, no Brasil, em 2015, o qual visa conscientizar as pessoas sobre esse mal e como evitar o seu acontecimento. Ao mesmo tempo em que há muita discussão sobre o tema, são organizadas diversas ações durante este mês, e, em alguns locais, são decorados com a cor amarela. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil, o que significa que o suicídio mata mais brasileiros do que doenças como a AIDS e o câncer. O assunto é envolto em tabus; por isso, a organização da campanha acredita que falar sobre o tema é uma forma de entender quem passa por situações que o leva a ideias suicidas, podendo ser ajudada a partir do momento em que é identificada. O Setembro Amarelo começou nos EUA, quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio em 1994. No dia do velório, foi feita uma cesta com muitos cartões decorados com fitas amarelas. Dentro deles, tinha a mensagem “Se você precisar, peça ajuda.”. A iniciativa foi o estopim para um movimento importante de prevenção ao suicídio, pois os cartões chegaram, realmente, às mãos de pessoas que precisavam de apoio. Em consequência dessa triste história, foi escolhido como símbolo da luta contra o suicídio, o laço amarelo.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!