Para comemorar o Dia Antitabaco, na noite de quarta-feira (31/05), a equipe da secretaria municipal de Saúde realizou uma ação de conscientização aos populares, no espaço da feira livre. No local, foi realizada a divulgação sobre o tema, através de panfletagem alertando aos usuários sobre o risco dos dispositivos eletrônicos para fumar, aqueles denominados DEFs ou cigarros eletrônicos), que são altamente utilizados pelos adolescentes e jovens, atraídos por seu design moderno e por falsas propagandas que dizem ser inofensivos.
Também ocorreram ações nas Unidades de Saúde do município para conscientização dos usuários durante o dia.
De acordo com a coordenadora do programa de combate ao tabagismo no município, Maria Isabel Costa Ferreira Cruvinel, nesse dia, é importante destacar os perigos do tabaco, compartilhar informações sobre os benefícios de parar de fumar e promover políticas públicas, voltadas para a redução do consumo de tabaco.
Ainda segundo ela, atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento antitabaco, e no município os PSFs realizam grupos de tabagismo, com acompanhamento psicológico, enfermagem, médico, dentista e nutricionista.
Os usuários que demonstrarem interesse em parar de fumar, devem entrar em contato com o seu PSF para iniciar o tratamento que conta com sessões psicológicas, apoio medicamentoso e adesivos de nicotina, além da equipe multiprofissional que apoia nesse processo.
DIA MUNDIAL ANTITABACO
O tabagismo é um dos principais fatores de risco para uma série de doenças graves, incluindo câncer de pulmão, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas e derrame. Além disso, fumar também afeta, negativamente, a saúde de não fumantes expostos à fumaça do cigarro, através do chamado “tabagismo passivo”. Estudos científicos têm demonstrado, consistentemente, a ligação entre o tabaco e essas doenças, ressaltando a importância de prevenir e reduzir o consumo de tabaco.
Por meio de campanhas educacionais, eventos públicos e mídias sociais, as organizações destacam os danos causados pelo tabaco, desde problemas de saúde até os impactos sociais e econômicos. É uma oportunidade para fornecer informações precisas sobre os benefícios de parar de fumar e os recursos disponíveis para ajudar as pessoas a abandonar o vício.
O Dia Antitabaco foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1987, como uma resposta à crescente epidemia de tabagismo. Desde então, a data tem sido observada, anualmente, em todo o mundo, com eventos e campanhas sendo realizados em diversos países. O objetivo é unir esforços globais para combater o tabagismo e promover a saúde.