ROTARY REALIZA PROJETO DE CIDADANIA E MEIO AMBIENTE EM PARCERIA COM A PREFEITURA

Na última terça-feira (13/06), aconteceu a entrega de lacres de alumínio e tampinhas de alumínio e garrafas pet das escolas participantes do projeto “Cidadania e Meio Ambiente”. Idealizado pelo Rotary Club de Piumhi, o projeto foi desenvolvido em parceria com a secretaria municipal de Educação e contou com a participação dos alunos de escolas municipais e, também, particulares que aderiram à campanha de recolher esses materiais com o intuito de repassá-los à instituição que irá adquirir posteriormente as cadeiras de rodas, as quais são fornecidas às pessoas com necessidade de mobilidade temporária ou definitiva.

O projeto propôs uma premiação à escola que arrecadasse maior quantidade desses recicláveis, classificando-a em 1°, 2° e 3° lugares. O resultado será divulgado no dia 26 de junho, durante solenidade e a entrega dos prêmios ainda em data e local a serem confirmados.

O PROJETO

A ideia do projeto iniciou-se em parceria com a prefeitura, através da secretaria municipal de Educação, pois acredita-se que, através da educação, as gerações do novo século terão mais consciência e capacidade de encontrar meios de solucionar os problemas com o Meio Ambiente, a fim de preservar as nascentes, as florestas e o ar que respiramos.

Na escola, as crianças aprendem, desde cedo,  que o lixo pode ser reciclado e devolvido para forma de uso sustentável e, através de campanhas educativas, os educandos adquirem o hábito de preservar o meio onde vive.

O tema: Educação Ambiental sugere um trabalho nas escolas voltado para a conscientização e reeducação da família e da comunidade, quanto à importância de cuidar do lixo de forma correta, como a coleta seletiva.

O projeto em foco busca parceria com os órgãos de organização pública e privada, com o objetivo de incentivar os educandos das séries iniciais a compreender a importância e o motivo de cuidar do planeta.

O objetivo principal é de promover a interação entre escola-entidade-órgãos públicos-comunidade,  através do Projeto Cidadania e Meio Ambiente; incentivar os educandos a fazer a coleta seletiva do lixo doméstico e escolar; compreender a importância do cuidado com o meio ambiente, ou seja, o espaço onde se vive; formar cidadãos conscientes de seu papel de zelador e preservador do planeta e despertar nas crianças e adultos o senso de solidariedade compartilhada.