Na terça-feira (12/11), aconteceu a culminação do projeto A União faz a Vida, nas escolas Dr. Avelino e Lourdes Ferraz, em parceria com o Sicredi. A secretária municipal de Educação Vanilda Soares esteve presente junto aos diretores da escola e da agência.
Os projetos têm incentivado os alunos a desenvolver a curiosidade, criatividade e paixão pelo aprendizado. Com temas que fazem parte da vida e da cultura mineira, como animais da fazenda e pets, produção de queijo, comida mineira, produção de leite, brincadeiras e até os búfalos elas conheceram mais. As crianças mergulham em vivências que ampliam seus horizontes e sua conexão com o nosso estado e do nosso município.
Essas iniciativas fazem com que as crianças sejam protagonistas do próprio aprendizado, explorando de forma prática e significativa cada tema.
Os projetos não apenas proporcionam conhecimento, mas também estimulam o trabalho em equipe, a colaboração e o respeito pelos colegas. Ao vivenciar esses temas, as crianças também desenvolvem habilidades para a vida, como responsabilidade, empatia e comprometimento.
No período da manhã na escola Dr. Avelino de Queiroz foram realizadas apresentações musicais com a participação da artista local, Aninha Campos, além de uma exposição de maquete dos alunos do 5º ano, que fizeram seus trabalhos com temas abordados. Ao final, o personagem Abelhão fez a alegria das crianças presentes. As mães foram convidadas a participar do evento.
Já no período da tarde, os alunos do 2º período, também apresentaram diversos temas que foram trabalhados ao longo do projeto e também foram presenteados com o personagem Abelhão.
O PROGRAMA
O programa ‘A União Faz a Vida’ é uma iniciativa de sucesso no município de Piumhi, resultado da parceria entre o Sicredi e a prefeitura. A Secretaria de Educação, demonstrando grande interesse pelo projeto, solicitou a colaboração da Sicredi Sul Minas, o que possibilitou a escolha das escolas participantes. Em vigor desde 2023, o programa vem promovendo impacto positivo na comunidade escolar, incentivando valores e práticas colaborativas entre alunos e professores.