Todos os vereadores também estiveram presentes, além do secretário de Obras, Tadeu Augusto Ferreira e a secretária de Educação, Vanilda Soares Faria juntamente com outros secretários da gestão; diretores; funcionários e servidores; autoridades e moradores da região.
A cerimônia de inauguração seguiu com a execução do Hino Nacional Brasileiro, e posteriormente com as considerações dos presentes. A viúva de Eurípedes Craide contou um pouco da trajetória do deputado desde o casamento até a vida parlamentar e os gestos de caridade feitos por ele, que emocionou a todos os presentes.
O prefeito Paulo Vaz, também destacou o importante papel de Eurípedes Craide em sua vida e o quanto estava emocionado por poder nomear a primeira escola daquele bairro com o nome do avô de sua esposa e alguém pelo qual ele tinha muito afeto e marcou sua história.
Ao final, os familiares junto ao prefeito e às autoridades fizeram o desenlace da fita e o descerramento da placa de inaugural, simbolizando a entrega da escola Eurípedes Craide à população de Piumhi.
A educação é prioridade para o governo municipal, que para isso não mede esforços e investimentos, garantindo a todos um ensino de qualidade, com maior segurança e conforto. A escola municipal deputado Eurípedes Craide é a primeira escola no bairro que irá atender alunos dos anos iniciais do ensino fundamental com turno integral para 180 alunos.
A edificação possui quadra coberta com vestiários, salas amplas e modernas, biblioteca de informática, bloco administrativo, refeitório, cozinha e banheiros com acessibilidade.
HISTÓRIA DE EURÍPEDES CRAIDE
A história do deputado Eurípedes Craide em Piumhi credencia o parlamentar a ser homenageado pelo povo da cidade, através do prefeito e de seus representantes, deixando seu nome marcado e registrado na história do município, dando seu nome a esta escola, pelos relevantes serviços que prestou à nossa comunidade.
Craide, como era conhecido, nasceu na cidade de Conquista, próximo a Uberaba, em 15 de março de 1.930. Filho de família pobre mudou-se para Uberaba em 1.950, onde abriu uma vendinha de doces e salgados feitos por sua mãe.
Em 1.953, casou-se com Zeni Marega Craide e juntos tiveram três filhos: Ricardo Craide, Wilson Craide e Rosany Craide.
Em 1.958, convidado pelo prefeito de Uberaba, se elegeu a vereador e depois disso foi reeleito por mais três mandatos consecutivos, sendo que em 1.962 foi o vereador mais votado da história do município. Sua votação correspondeu a um terço dos votos do prefeito eleito naquela época.
Em 1.966 foi eleito deputado estadual e daí em diante reeleito mais cinco vezes como deputado. Período em que teve votos em 595 municípios de Minas Gerais, sendo que em 1982 foi o parlamentar mais votado do Estado, recebendo o título de um dos 10 melhores deputados do parlamento mineiro, concedido pelo centro de cronistas políticos e parlamentares de Minas Gerais.
Formou-se advogado em 1967.
Como deputado recebeu mais de 35 títulos de cidadão honorário de diversas cidades do Estado.
Em 1.984, o deputado recebeu o título de cidadão honorário de Piumhi tornando-se filho adotivo de nossa cidade, comenda conferida a ele pelo vereador Leonardo Silva, e aceita por unanimidade da Câmara de vereadores.
Em 1.986, Craide foi nomeado secretário de Estado de Administração.
O deputado já atendia a população de Piumhi nas mais diversas demandas de professores, doação de cadeiras de rodas, encaminhamentos médicos em Belo Horizonte, bolsas de estudos, mobiliários para escolas estaduais como geladeiras, carteiras escolares, entre outros. Assim, como secretário de Estado pôde fazer ainda muito mais pela população.
Conseguiu um terreno para construção da APAE, comodato da sede do Sindicato Rural, na praça Dr. Avelino de Queiroz, além da perfuração de um poço artesanal no parque de exposições, na época, grande gargalo no abastecimento de água, pois somente a prefeitura possuía um caminhão pipa. Conseguiu, verbas estaduais para a direção do parque Tonico Gabriel e até mesmo o locutor da festa do rodeio chamado “Zé do Morro” e sua equipe. Tudo isso ele conquistou através de verbas da secretaria de Estado da Agricultura.
Piumhi ganhou vários pontilhões e mata-burros para a zona rural através do deputado Eurípedes Craide.
O maior feito do deputado foi no setor da saúde nas internações dos mais necessitados que chegavam a Belo Horizonte e eram acompanhados por funcionários do gabinete, pessoalmente, coordenado por ele.
Craide ajudou a trazer o IPSEMG para Piumhi junto com o prefeito José Garcia Pereira, que cedeu espaço e servidores públicos para sua instalação, ajudando imensamente professores e funcionários estaduais do município.
Conseguiu o terreno do Estado para instalação do CIAME e um terreno para plantio de soja, pois a instituição ganhou uma máquina via LBA para fazer leite de soja e precisava desta leguminosa.
O deputado contribuiu muito para a criação da Defensoria Pública da Comarca de Piumhi, que quando teve como primeira defensora pública e esposa do Dr. Geraldo Frazão, Maria Francisca Frazão, na defesa civil e criminal, defendeu os mais necessitados, gratuitamente.
Inúmeros foram os benefícios trazidos para Piumhi pelo deputado Eurípedes Craide.
Se quisessem encontrar o deputado era só ir à secretaria de Estado de Educação, pois era lá que ele incansavelmente buscava o apoio e atendimento que os professores precisavam.
Também acompanhava todos pessoalmente junto ao secretário de Estado de Educação daquela época, reivindicando direitos dos educadores, e por isso era chamado dentro da Assembleia Legislativa de Minas Gerais como deputado das professoras.
Por tudo isso, o deputado Craide se identificou durante toda sua carreira política como parlamentar inteiramente ligado ao setor educacional. E dessa forma, o prefeito Dr. Paulo e os vereadores, merecidamente denominaram este educandário com seu nome, “Deputado Eurípedes Craide”.