Na sua décima edição, o movimento Maio Amarelo, que este ano tem como tema: “No trânsito, eu escolho a vida” conta com diversas ações que tem como finalidade sensibilizar a população para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito.
Em Piumhi, o coordenador geral de Trânsito e Mobilidade Urbana, Wallace Santana, informou que a equipe do departamento tem feito a troca de antigas placas de sinalização por novas, principalmente, na região central, trazendo, assim, melhor visualização para os usuários das vias públicas e mais segurança para os pedestres e condutores. Outro ponto é a sinalização das vagas específicas para cada tipo de veículo, tornando o fluxo mais ordenado.
Ainda segundo o coordenador, o aumento da frota de veículos na cidade tem sido crescente, sendo que, atualmente, o número é maior do que 25 mil veículos em circulação cadastrados no município, além de, aproximadamente, mais de mil veículos ‘flutuantes’, ou seja, esses que pertencem aos moradores da cidade, mas que são cadastrados em outros municípios ou estados.
“Piumhi está se tornando uma cidade de alta rotatividade, tanto de pessoas como de automóveis, e, por isso, devemos estar atentos e preservar a segurança de nossas vias para que a circulação geral seja feita da melhor maneira possível, buscando preservar a vida”, relatou.
A CAMPANHA
Outra grande importância dessa campanha é despertar nos condutores a atenção com sinalizações e cuidados com os pedestres, motociclistas e ciclistas no trânsito. Com destaque especial à responsabilidade de todos envolvidos.
De acordo com dados oficiais, o nome “Maio Amarelo” tem relação com as placas de sinalização de trânsito, que indicam atenção e precaução. Durante todo o mês de maio, diversas atividades são realizadas em todo o mundo com o propósito de orientar os motoristas, ciclistas, pedestres, passageiros sobre a importância de respeitar as leis de trânsito e adotar medidas que possam contribuir para a redução de acidentes e mortes.