No último sábado (11/02), o departamento de Endemias, junto com a secretaria de Obras do município, realizou o 1º mutirão de limpeza no combate à dengue e outras arboviroses do ano, que aconteceu no bairro Dona Vicentina.
A ação se deu por meio da cooperação dos agentes de Endemias, visando evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti; sendo retiradas duas cargas de caminhões com materiais descartáveis e em desuso no local, conforme informações do diretor do departamento de Vigilância Epidemiológica, Luiz Henrique Vieira Mota.
De acordo com o diretor, essas ações tiveram início, após o resultado do último Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypit (LIRAa), que foi de 8,4, índice considerado situação de risco de infestação do mosquito. Baseado neste índice, Luiz Henrique explicou que serão realizados, a partir de agora, mutirões de limpeza em bairros com maior incidência do mosquito, para que haja um monitoramento, controle e combate ao Aedes.
Porém, o trabalho dos agentes de endemias feito de casa em casa, o uso de armadilhas em algumas regiões e as campanhas de combate terá continuidade, uma vez que há um risco de epidemia de dengue no município, algo que pode se tornar um problema maior, quando somado à escassez de inseticidas usados no combate à dengue em todo o estado.
O mutirão de limpeza continuará sendo realizado aos sábados, sendo que um carro de som divulgará, dias antes, o local onde acontecerá essa ação. O coordenador pede à população que fique atenta e que acompanhe as campanhas divulgadas através das redes sociais da prefeitura.
Ainda segundo ele, as pessoas que tiverem recipientes vazios ou materiais descartáveis em suas residências acumulando água, podem fazer o descarte nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), distribuídos na cidade. É uma forma de auxiliar no combate à proliferação do mosquito.
Outra forma é manter os quintais limpos e organizados, não deixar utensílios para armazenar água parada, manter os ralinhos tampados e, se possível, com telas, além de receber os agentes de Saúde nas residências para visitas de prevenção.