O diretor geral do departamento penitenciário de Minas Gerais, Rodrigo Machado, esteve na Câmara Municipal de Piumhi, junto à sua equipe, na manhã de sexta-feira (16/06), para apresentar o projeto “Além dos muros”. Estiveram presentes, o prefeito Paulo César Vaz, o vice-prefeito José Cirineu Silva, os vereadores José Welington da Silva, José Antônio Camargo Júnior, Gilvan Antônio da Silva e Shirley Elaine Gonçalves Faria, além de representantes de diversas instituições do município, secretários da gestão e cidadãos em geral.
Durante o evento, foi proposta uma parceria com o presídio local para o desenvolvimento do programa, que tem como foco expor as parceiras de trabalho que podem ser firmadas junto ao sistema prisional e os benefícios da empregabilidade de mão de obra carcerária.
O diretor do sistema explicou que o objetivo, em Piumhi, é constituir parcerias com entes públicos e privados, para uma fábrica de concreto, em primeiro momento, mas o projeto pode ir muito além e, posteriormente, oferecer outros serviços. O projeto também barateia os custos na produção e contribui para o desenvolvimento da cidade.
Ao longo do encontro, Rodrigo apresentou, através de slides, alguns municípios onde o “Além dos Muros” já foi implantado e o sucesso do resultado desse trabalho que atua em diversos setores, como itens de concreto, fábrica de lençol, carteiras escolares, confecção de fraldas e absorventes, entre outros.
O prefeito Paulo César Vaz, informou que já está em trâmite os documentos necessários para fechar as parcerias e que pretende focar na expansão da horta comunitária e na fábrica de concreto para atender ao município. E, logo em seguida, o prefeito também propôs a substituição do serviço de limpeza da cidade que, atualmente, é terceirizado para serem realizados pelos detentos, podendo contribuir com essa ação e minimizando os custos da prefeitura.
O prefeito de São Roque de Minas, Onésio de Oliveira Andrade, dispôs a ser parceiro do projeto e fazer um termo de concessão de máquinas de costura que nunca foram utilizadas no município.
Ao final, alguns presentes fizeram o uso da palavra e demonstraram apoio ao projeto e ainda falaram sobre a importância da ressocialização dos presidiários.