A prefeitura por meio da secretaria municipal de Assistência Social, com o apoio da secretaria de Educação, iniciou dois cursos profissionalizantes na última segunda-feira (18/09) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) junto à Secretaria de Estado e Desenvolvimento (Sedese).
Para a aula de abertura estiveram presentes a secretária municipal de Educação, Vanilda Soares e o diretor da secretaria de Assistência Social, Maikon Oliveira e o supervisor pedagógico do Senac de Guaxupé, Tiago Pires.
Os cursos de recepcionista e assistente administrativo abrangem o público do CRAS, CREAS e do SINE e estão sendo ministrados no espaço do Instituto Perfil de Educação, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h.
Nesse primeiro momento foram abertas 30 vagas para o curso de assistente administrativo e 20 vagas para o curso de recepcionista. Os cursos terão uma carga horária de 160 horas, totalizando cerca de dois meses e meio.
De acordo com o supervisor Tiago Pires, os cursos são oferecidos em atendimento ao pedido da Sedese e o principal requisito é que os cursos sejam ocupados por pessoas com baixa renda ou em situação de vulnerabilidade.
Tiago informou que a vinda desses dois cursos presenciais para o município é inédita, já que a Sedese disponibiliza apenas um por vez.
A partir disso, o Senac realizou a vistoria da escola onde seriam realizadas as aulas e aprovou o local bem como os professores, que passam por um rigoroso processo seletivo com diversas fases exigindo do concorrente a demonstração de conhecimento e técnica da área.
Após esse processo foi solicitado à prefeitura um plano para evitar a evasão dos alunos, sendo liberado um lanche aos alunos todos os dias das aulas.
A expectativa dos coordenadores é satisfatória em poder oferecer o que há de melhor na educação profissional e preparar pessoas para a vida profissional, sendo que essa primeira semana está acontecendo em clima festivo e com muito entusiasmo dos alunos.
Segundo Tiago, existe a possibilidade de vir novos cursos, e as tratativas já se iniciaram para dar continuidade à essa parceria entre prefeitura de Piumhi, secretarias e o Senac de Guaxupé.
Para a secretária de Assistência Social, Kátia Regina Faria Costa e o diretor do departamento, Maikon Oliveira, a vinda desses cursos para o município não foi fácil, mas valeu a pena todo esforço e dedicação para que esse projeto fosse realizado.
Essa é uma oportunidade valiosa para aprimorar habilidades e adquirir conhecimentos em áreas essenciais para o mercado de trabalho.
Ressaltando que outra ação da prefeitura foi a disponibilização por meio das secretarias de Assistência Social e Educação de notebooks para as aulas práticas que acontecerão no decorrer dessas aulas.