Nesta terça-feira (11/04), foi realizada a ação de repovoamento do Rio São Francisco, com a soltura de 15 mil alevinos da espécie curimatã e matrinxã. A ação aconteceu no Porto da Mariquita (região da Lagoa dos Martins).
O Peixamento foi administrado pela prefeitura de Piumhi, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – CODEVASF e o SAAE, através das secretarias de Abastecimento, Pecuária e Meio Ambiente e Turismo e Cultura. O peixamento é uma ação de repovoamento, que ocorre em diversos trechos da bacia, ao longo do ano, como iniciativa do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. O projeto foi retomado no município no ano de 2021. Na época, aconteceu a soltura de 15 mil alevinos também das espécies (curimba e matrinxã).
Presenças
Participaram da ação o representante da Codevasf, Julimar Santos, o secretário Turismo e Cultura, Thiago Santos; o secretário adjunto de Meio Ambiente, Magno de Paula (Gaguinho), o diretor do SAAE, Eduardo de Assis, o representante da Emater, Sérgio Marcelino Silva, o vereador Carlos Leonel; o secretário de Turismo de Pimenta, Paulo Esteves, representantes da imprensa e de entidades, moradores e representantes da localidade.
Rio São Francisco
O Rio São Francisco, terceira maior bacia hidrográfica do Brasil, completou 521 anos de descobrimento no ano passado.
O Velho Chico, como é popularmente conhecido, passa por seis estados brasileiros: Bahia, Minas Gerais, Goiás, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, além do Distrito Federal.
A bacia hidrográfica do Rio São Francisco tem uma extensão 2.863 km e uma área de drenagem de mais de 639.219 km². (Fonte G1)