PRAÇA ANTÔNIO DE OLIVEIRA SILVA SERÁ INAUGURADA NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA, 27

Na terça-feira, dia 27, os moradores do bairro Nova Esperança celebrarão a inauguração da tão aguardada Praça Antônio de Oliveira Silva, Sr. Antônio da Fazendinha. O evento terá início às 19h30 e marcará a abertura oficial deste novo espaço de lazer e convívio social. Localizada na rua José Poppe, esquina com Artede Almada Alvim, a praça representa um marco para a comunidade, sendo parte integrante da antiga região da Lagoinha.
A construção da praça foi concluída em um prazo de cinco meses, resultado de um projeto que visou a urbanização completa do local. Dentre as principais características, destacam-se a pista de caminhada e uma ampla área gramada, proporcionando atividades ao ar livre. O espaço conta ainda com um moderno sistema de iluminação em LED, garantindo que a população desfrute de um ambiente seguro e agradável mesmo durante a noite.
Para concretizar o projeto, foram realizadas intervenções significativas, incluindo a terraplanagem completa do terreno, limpeza e desaterro da área. Paralelamente, houve melhorias na drenagem pluvial das ruas próximas, minimizando os impactos das chuvas na região.
A Praça Antônio de Oliveira Silva será um espaço amplo e multiuso, destinado à prática de atividades físicas e lazer para toda a comunidade. Além disso, a urbanização do local reforça a segurança e conforto para os habitantes da região, especialmente à noite, com a nova iluminação em pleno funcionamento.
A solenidade de inauguração é aguardada com grande expectativa, representando não apenas a conclusão de uma obra, mas o nascimento de um local de encontro e convivência para os moradores do bairro.
ANTÔNIO DA FAZENDINHA
Antônio de Oliveira Silva, nascido em 9 de julho de 1943, em São Roque de Minas, foi uma figura emblemática conhecida por seu espírito empreendedor e generosidade. Sua jornada de vida foi marcada por desafios e conquistas.
Na eleição de 1974, Antônio destacou-se como o vereador mais votado em São Roque de Minas, demonstrando sua habilidade em conquistar a confiança e o apoio da comunidade local. Porém, sua trajetória como produtor rural enfrentou uma reviravolta quando cerca de oitenta por cento de sua propriedade foi desapropriada pelo Parque Nacional da Serra da Canastra. Desiludido com a situação, decidiu vender o restante da propriedade e, em 1980, adquiriu uma pequena fazenda em Piumhi.
A Fazenda Bela Vista, conhecida como Fazendinha, localizada ao lado do PTC Campestre, hoje transformada no loteamento Alphaville. Lá, ele se dedicou ao cultivo de milho, feijão e algodão em sua modesta propriedade. Além disso, desenvolveu uma próspera produção de leite, tornando-se conhecido como o fornecedor local confiável desse alimento essencial. Muitas pessoas até hoje recordam com saudade a época em que compravam leite fresco diretamente da Fazendinha.
Antônio ganhou notoriedade nas décadas de 1980 e 1990 como “Sr. Antônio da Fazendinha”. Seu empreendedorismo era evidente, pois ele possuía máquinas que, na época, eram raras na região. Ele foi um dos primeiros a utilizar colheitadeiras de milho, popularmente conhecidas como “foguetinho”, e, posteriormente, foi pioneiro ao introduzir a primeira automotriz da região. Além de seu sucesso profissional, Antônio sempre teve um coração generoso. Sempre procurou ajudar as pessoas que precisavam.
Infelizmente, em 11 de abril de 2000, Antônio encontrou um destino trágico. Em um acidente fatal, enquanto trabalhava em uma de suas máquinas, ele perdeu a vida aos 57 anos.
Antônio de Oliveira Silva, um homem que transformou uma pequena propriedade rural em um símbolo de prosperidade e inspiração para a comunidade. Sua história nos recorda a importância de perseverar diante das adversidades e estender a mão aos que necessitam.
Que sua memória permaneça viva como um lembrete de que o espírito empreendedor e a solidariedade podem deixar um impacto duradouro na vida das pessoas. Antônio de Oliveira Silva, um nome que ecoará na história da região como um verdadeiro líder e visionário.