O departamento municipal de Endemias informou mais uma parcial sobre a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos no município que segue até o dia 29 desse mês.
Até a segunda-feira, 18, já haviam sido imunizados um total parcial de 5.924 animais, conforme informações do coordenador de Endemias, Luiz Henrique Vieira Mota.
Desse subtotal, na zona urbana, a equipe vacinou 3557 animais (3171 cães e 386 gatos) enquanto que na zona rural, 2367 (2076 cães e 291 gatos).
No último sábado (16/09), aconteceu Dia “D”, onde foram montados vários pontos da cidade, das 08h às 16h, para garantir que seus animais de estimação fossem protegidos contra a raiva e os tutores tivessem um lugar mais próximo para levar seus cães e gatos.
A campanha teve início no dia 1º de agosto e segue até o dia 29 de setembro, com a expectativa de que mais de oito mil animais sejam vacinados esse ano, sendo a meta de 7.123 cães e 925 gatos.
Até a sexta-feira (29), a tenda de vacinação irá permanecer na Praça Padre Alberico para imunização desses animais de segunda a sábado, das 08h às 16h.
De acordo com o coordenador, é importante esclarecer que a raiva é uma doença letal que não possui tratamento eficaz. Portanto, é de extrema importância realizar a prevenção anual dos cães e gatos, por estes serem animais de convívio muito próximo com as pessoas. É uma doença que atinge não somente os animais, e sim os humanos que foram expostos ao vírus.
A vacinação dos animais protege não só os animais, de forma indireta, mas protege todas as pessoas, principalmente a família desse animal.