JANEIRO BRANCO: UM COMPROMISSO ANUAL COM A SAÚDE MENTAL E A TRANSFORMAÇÃO PESSOAL

A campanha Janeiro Branco, idealizada por um grupo de psicólogos em Uberlândia – MG, surgiu em 2014 com o propósito crucial de destacar a importância da saúde mental como fator vital para a qualidade de vida, promovendo relações sociais mais saudáveis e transformações positivas nas instituições sociais globalmente.
As equipes do CAPS II e CAPS AD integram a rede de saúde mental do município, focando o cuidado não apenas durante o Janeiro Branco, mas ao longo de todos os meses do ano. Em 2023, a Lei nº 14.556 foi instituída, tornando-se federal, com o objetivo de conscientizar a população sobre saúde mental, com foco especial em dependência química e suic!dio.
O tema deste ano, “Janeiro Branco. Saúde Mental enquanto há tempo! O que fazer, agora?”, orientou uma série de atividades internas. Colaboradores participaram de dinâmicas de grupo com musicoterapia, teatro e um fim de semana no circo, promovendo a inserção social dos usuários. Visitas ao comércio local desenvolveram habilidades sociais. No dia 29, um evento contou com a presença da secretária de Saúde, Rosângela Aparecida Terra e Guerra, onde uma peça teatral apresentada pelos colaboradores do CAPS II quebrou tabus sobre saúde mental.
Concluindo as celebrações, no dia 31, ocorreu uma reunião festiva do grupo de famílias do CAPS II, reconhecendo a importância do apoio familiar nos cuidados com os usuários.
O desafio enfrentado é a prevalência do imediatismo na sociedade moderna, contrastando com a necessidade de um processo contínuo no cuidado da saúde mental. O autoconhecimento é apontado como chave para enfrentar desafios com serenidade e resiliência.
A diretora de saúde mental do município, Sandra Siris, destaca que a conscientização no início do ano é crucial, aproveitando o novo ciclo para promover mudanças. Ela ressalta que a campanha enfatiza o foco no presente, no “aqui e agora”, encorajando as pessoas a investirem em si mesmas para colher benefícios no futuro.
“Gostaria de deixar aqui, enquanto diretora do CAPS, uma dica para manter uma boa saúde mental. A nossa campanha, com o tema ‘Janeiro Branco. Saúde Mental enquanto há tempo! O que fazer, agora?’, nos convida a focar no presente. Se você deixar de perseguir algo no futuro e fugir do passado, nunca viverá o presente. Temos o agora, onde ao se dedicar ao seu melhor, perdoar a si mesmo e investir em seu bem-estar, não haverá erro. Você colherá amanhã o que plantar hoje. Fica a dica.”, ressaltou Sandra Siris.
Nos CAPS, ao longo do ano, testemunhamos casos de superação de vícios e estabilização de doenças mentais. Além do Janeiro Branco, eventos como a Luta Antimanicomial em 18 de maio são marcados por atividades educativas, buscando levar informações importantes à comunidade.
Em resumo, a campanha Janeiro Branco destaca-se como uma iniciativa contínua e abrangente, buscando não apenas conscientizar, mas efetuar mudanças positivas na abordagem da saúde mental, promovendo o cuidado ao longo de todo o ano.