Durante essa semana, a secretaria municipal de Turismo realizou um levantamento sobre a taxa de ocupação de leitos em hotelarias e pousadas. O levantamento foi feito entre os dias 31 de dezembro (2022) a 22 de janeiro, atingindo índices de ocupação de mais de 70%, sendo um total de 729 leitos disponíveis em Piumhi nos hotéis e pousadas.
De acordo com o secretário, Thiago Santos, a taxa maior ocorreu no Réveillon com 71,66%, ou seja, cerca de 522 pessoas, seguido da primeira semana de janeiro com 61,40% (447,60). Já a segunda semana o índice apresentado foi de 52,52% (382,87) e aumentou para 58,58% (427) na terceira semana.
A equipe da secretaria de Turismo comemora esse resultado e afirma que é uma satisfação ver esses índices de ocupação nas redes hoteleiras da cidade, o que vem reafirmar que Piumhi está se desenvolvendo como cidade turística.
Thiago disse que o setor tem a expectativa que essa taxa de ocupação cresça em fevereiro, nos dias em que acontece o carnaval e que esses índices possam ser mais satisfatórios durante todo o ano.
“Esses são dados que confirmam o momento positivo do turismo regional, do qual Piumhi começa a fazer parte, principalmente, após as ações que foram intensificadas no último ano, e que são fundamentais para atingirmos resultados ainda melhores no futuro”, destacou o secretário.
Outra ação importante do setor para reforçar o Turismo no município foi a preparação do portfólio de condutores, que atuam nas rotas turísticas da região, sendo que todos eles são capacitados e devidamente inscritos no Cadastur e possuem certificado do ICMBIO. Essa é uma proposta que visa divulgar a prestação de serviço desses trabalhadores e que ficará disponível nos hotéis e pousadas da cidade e também no Centro de Atendimento ao Turismo (CAT).
Os guias de turismo ou condutores de veículos que ainda queiram se cadastrar podem procurar a secretaria até o dia 10 de fevereiro, pois após esse prazo, a equipe irá atualizar a plataforma para encaminhar os portfólios para os hotéis e pousadas locais.
Mais informações pelo telefone (37) 3371-9223.