Na tarde de quinta-feira (20/10), dezenas de pessoas participaram da cerimônia de homenagem à bibliotecária, Valquíria Rodrigues Ferreira de Souza, que aconteceu na Biblioteca Pública “Maria Serafina de Freitas”.
Ela, que muito contribuiu, durante os anos de sua atuação frente aos trabalhos da biblioteca, disseminando entre os frequentadores assíduos ou não a importância e o valor da leitura para o ser humano, não só culturalmente, mas também na formação cognitiva e social. Com seu carisma cultivou inúmeros amigos que sabiam e compartilhavam do seu entusiasmo pelos livros, textos, poesias e cultura no geral.
A mãe da homenageada, D. Terezinha Alves de Melo, junto às irmãs Ana Lúcia e Selma, o esposo Raul Fontes e o filho Leandro Salgado Ferreira de Souza, a secretária municipal de Educação, Vanilda Soares, estiveram presentes, além de diversos amigos da bibliotecária, que compareceram para prestigiar esse grande momento.
Durante o evento, alguns dos presentes fizeram algumas considerações referentes às realizações de Valquíria nesses 38 anos de profissão, iniciando pela amiga e funcionária da biblioteca, Rosângela que, ainda muito emocionada, fez a leitura da sua biografia.
Em seguida, outras pessoas, que fizeram parte da vida da bibliotecária, também deixaram seus depoimentos ou poemas sobre como foram agraciados pelas suas atitudes, acolhida, dedicação e boa vontade sempre que necessitavam.
A piumhiense Cidinha Guerra relatou sobre a parceria na criação do projeto “Café, Prosa e Poesia”, que foi uma iniciativa própria e que Valquíria abraçou logo de início, tornando possível descobrir e despertar talentos nas pessoas que, muitas vezes, encontravam-se no anonimato.
Ao final, o esposo Raul Fontes, também muito emocionado, compartilhou sobre os quarenta anos de vida do casal e o quanto a esposa foi importante para sua formação pessoal e profissional e que a sua ausência é sentida, diariamente, por ele e os filhos.
Após apresentação de um vídeo, os presentes puderam participar de um coffee break.
HISTÓRIA DE VALQUÍRIA
Valquíria Rodrigues Alves, nasceu em 03 de março de 1.961, em Piumhi. Era a segunda filha do casal José Rodrigues de Melo e Terezinha Alves de Melo.
Estudou no grupo escolar José Vicente. Cursou o primeiro e segundo grau na escola estadual Prof. João Menezes e colou grau em 03 de dezembro de 1982, como bacharel em Biblioteconomia, na Fundação de Ensino Superior do Oeste de Minas.
Casou-se em 1984, com Antônio Luiz Ferreira de Souza, músico e radialista, que tinha o nome artístico de Raul Fonttes. Teve os filhos Raul Camilo Rodrigues de Souza e Leandro Salgado Ferreira de Souza.
Trabalhou como educadora na escola infantil Gato de Botas por longo período. Anos depois, ingressou-se na biblioteca pública, como bibliotecária, onde trabalhou até sua aposentadoria. Mesmo após esse fato, foi mantida em seu quadro de funcionários, somando um tempo de 38 anos de dedicação à instituição.
Trabalho esse que foi enfatizado com a reinauguração e o deslocamento para o atual endereço, e então renomeada como Biblioteca Pública “Maria Serafina”.
Valquíria criou projetos como “A hora do conto”, que proporcionou e proporciona a todas as escolas do município levarem os alunos para conhecer o espaço e desfrutarem do mundo mágico e enriquecedor da leitura.
Além disso, criou, juntamente com a equipe de trabalho, encontros culturais, recitais de poesia, encenações teatrais, além de promover encontros e apresentações de escritores e artistas conterrâneos apresentando-os à sociedade, sempre com intuito de ilustrar e dignificar o intelecto do próximo.
Permaneceu à frente da biblioteca pública durante sua doença, vindo a falecer no dia 08 de janeiro deste ano.
Valquíria foi além de funcionária pública, uma pessoa diferenciada: que colocou a alma, coloriu, incentivou e expandiu o conhecimento e o universo literário e poético dos piumhienses e para quem teve privilégio de conhecê-la e conviver com ela.