NOTÍCIAS

ESCUTA ESPECIALIZADA TEVE A PARTICIPAÇÃO DE 75 SEGUIMENTOS DE PIUMHI E MACRORREGIÃO

Na manhã desta terça-feira (11/10), aconteceu uma capacitação sobre escuta especializada em formato online para os profissionais do setor de assistência social da macrorregião de Passos com aproximadamente quatro horas de duração.

Ao todo, 75 seguimentos da sociedade participaram, sendo integrantes da rede de assistência social municipal, do setor de Educação e Saúde, integrantes do Poder Judiciário, além de diversos outros serviços que se relacionam com a socioassistencial de Piumhi e região.

O promotor de Justiça e coordenador regional das promotorias de Defesa da Educação e dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CREDCA) do Triângulo Mineiro, André Tuma Delbim Ferreira, foi o responsável por ministrar a capacitação para os participantes.

Durante sua fala, ele trouxe conceitos importantes da Lei 13431/17, como a revelação espontânea, depoimento, além de diversos pontos que devem ser feitos para se criar um fluxo de atendimento para as crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, feito de forma humanizada e com dignidade.

A secretária municipal de Assistência Social, Kátia Regina Faria Costa, explicou que existe uma necessidade muito grande de implantar uma escuta especializada no município, para que a rede socioassistencial da região possa dispor desse serviço junto aos campos da educação, saúde, segurança pública, direitos humanos, políticas públicas, entre outros.

A escuta especializada é um procedimento feito através de entrevista com crianças ou adolescentes que estão vivenciando uma situação de violência, através da qual é possível garantir proteção e cuidado das vítimas de abuso ou exploração sexual e violência física sem expô-las a nenhum constrangimento. Tem como objetivo criar uma rede de proteção composta por diversos órgãos do município.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!