ESCOLAS, CRECHES E CMEIS DO MUNICÍPIO REALIZAM SÁBADO LETIVO JUNINO

No ritmo animado da festa junina, em meio a danças, comidas típicas e muita diversão, surgiu a ideia de um sábado letivo temático. Nessa proposta, as escolas, creches e CMEIs do município se transformaram em um verdadeiro ‘arraiá’, trazendo alegria e um toque de tradição às atividades educacionais, no último sábado (17/06).

A maioria dos alunos, professores e funcionários entraram no clima e se vestiram a caráter, com trajes caipiras coloridos, que enfeitaram ainda mais o ambiente escolar.

As salas de aula foram decoradas com bandeirinhas coloridas, balões e enfeites temáticos. Cada espaço ganhou um nome e uma decoração. Assim, com as atividades do dia que foram planejadas, pode unir o aprendizado com a temática junina. E teve barraquinhas de jogos, brincadeiras, danças e muita animação. Uma verdadeira quermesse foi montada nos pátios das escolas.

Na escola Lindamar Martins Costa, em Penedos, a manhã foi muito animada com uma galerinha bastante estilosa. Os alunos participaram de danças, quadrilha, brincadeiras para acertar o alvo, pescaria, jogo das argolas, pula-pula e boliche. A festança foi embalada com músicas juninas tradicionais e foi servido um delicioso lanche aos presentes.

No Arraiá da creche Dercy, além das danças e brincadeiras, as crianças tiveram uma dose extra de esperança com a barraquinha de sonhos e se lambuzaram com muita maçã do amor.

Na escola Ludgero Lima Arantes teve barraquinhas de atividades típicas da festa junina, pescaria, boliche, argola, corrida do ovo, dança das cadeiras, sequência de letras, palavras e cores e bola no cesto, além de caldo de mandioca e pipoca. Na creche Nolvina também teve festa, muita diversão, danças e brincadeiras típicas.

Os alunos também tiveram a oportunidade de participar de oficinas temáticas, e como no caso da escola Lourdes Ferraz, as famílias foram convidadas a compartilhar esses grandes momentos, degustar os quitutes e se misturar com os alunos.

Nos CMEIs André Mourão, Laura Mota e Reynaldo Avelar, as crianças se divertiram muito com brincadeiras e apresentações juninas.

Já no CMEI Francisca Luzia e creche Lusmaria, tudo foi preparado com muito carinho para receber as crianças em uma manhã bem animada e alegre. Durante os festejos, contaram com muitas danças juninas, comidas típicas e várias brincadeiras.

Sorriso estampado nos rostos, xadrez predominando nas estampas das roupas. Tudo ao som do forró e do sertanejo, a festa junina do CMEI Lola chegou para garantir a diversão.

O sábado letivo junino se estendeu também na escola Josino Alvim, Coronel Fidelis, Dr. Avelino de Queiroz e Deputado Eurípedes Craide, onde os alunos finalizaram a manhã com a sensação de terem vivenciado um momento especial, que uniu aprendizado e diversão de forma única.

Na escola Acácio da Costa Lopes, a festa junina foi um verdadeiro sucesso, com momentos de pura interação e diversão. As crianças se divertiram à vontade, saboreando as delícias da culinária típica e aproveitando os brindes especiais

No Dona Lidinha foram apresentadas várias danças, diversas brincadeiras, jogos com brindes e um delicioso e nutritivo lanche.

Assim, o sábado letivo, em clima de festa junina, se mostra como uma proposta pedagógica diferenciada, capaz de estimular o interesse dos alunos, promover a cultura popular brasileira e fortalecer os laços entre a escola, a comunidade e as tradições do país. É uma celebração que enriquece o processo educativo, tornando o aprendizado ainda mais prazeroso e significativo.