Na noite de segunda-feira (21/08), a secretária municipal de Saúde, Rosângela Terra, e o diretor de departamento de Atenção à Saúde, Adael Tavares, estiveram em reunião extraordinária da Câmara de Vereadores para realizar uma audiência pública, através da qual foram apresentados à população os indicadores de saúde, metas programadas, além de recursos financeiros executados referentes ao 1º Quadrimestre de 2023.
A secretária junto ao diretor fez um detalhamento através de slides sobre os indicadores e metas realizados de janeiro a abril desse ano, ressaltando o trabalho da Atenção Primária à Saúde, que conta hoje com 11 equipes de Programa de Saúde da Família (PSF), e mais uma EAP em Penedos “Joaquim Goulart de Araújo” e uma EAPP no presídio de Piumhi. Na ocasião, ela anunciou a construção de uma décima segunda unidade no município “UBS Joaquim Tomé de Andrade” e ainda de duas que estão previstas para o próximo ano.
Em seguida, o diretor passou para os slides informando sobre os atendimentos de enfermagem na Atenção Básica e o número da população cadastrada e assistida em cada uma das unidades do município. Ressaltou as equipes multidisciplinares de Núcleo Ampliado de Saúde da Família (e-NASF) e os procedimentos feitos pelos mesmos, que estão centralizados nos PSFs Totonha Tomé/ Dona Tina e Inhô Firmino.
Ainda foram repassados como funcionam os serviços e atividades ofertados pela Saúde Bucal com relatório dos principais atendimentos realizados e os programas disponibilizados; do Centro de Atendimento à mulher e à criança, que focam nos atendimentos às gestantes e pediatria.
Outro ponto abordado foram os resultados e indicadores da Vigilância em Saúde que são compostas por Vigilância Epidemiológica, sendo as principais doenças e agravos; da Saúde do Trabalhador (número total de acidentes de trabalhos notificados, investigados e acompanhados); da Situação de Saúde, responsável pelo cadastramento de nascidos, óbitos, entre outros. Em seguida, destacou-se a situação vacinal e programa nacional de vacinação, o qual não foi possível cumprir as metas estabelecidas nesse período.
Logo depois, foram apresentados dados sobre a Vigilância Ambiental – Endemias, sendo um comparativo de visitas domiciliares, aplicação de fumacê, análise laboratorial, casos de dengue e quantidade de escorpiões enviados à FUNED. Foi citado também o sistema de monitoramento de água e esgoto quanto à verificação da qualidade de água fornecida e da Vigilância Sanitária, que são os licenciamentos e inspeção de estabelecimentos no município.
Dentre esses assuntos, também houve um levantamento mensal dos serviços prestados nesse período quanto a Oxigenoterapia e atendimentos realizados no Centro de Especialidades Médicas (CEM), que conta com a oferta de diversas especialidades médicas, visitas domiciliares e curativos aos ostomizados.
O diretor citou o setor de fisioterapia, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II e o AD), e ainda um levantamento dos serviços prestados pela Farmácia Municipal, Assistência Social de Saúde quanto ao serviço social do SUS e os benefícios ofertados, Alô Saúde que disponibiliza o transporte e a Central de Atendimento à Saúde, responsável pelos atendimentos especializados.
Ao final, foi apresentado um quadro de consultas e cirurgias realizadas bem como os valores gastos no 1º quadrimestre, sendo elas, através de emendas impositivas parlamentares, programa Valora Minas, emenda do deputado, Emidinho Madeira e pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde (CINSC).