Na última terça-feira (18/04), aconteceu uma reunião na sede da secretaria municipal de Educação, no bairro Pérola Negra, que contou com a presença dos diretores da rede municipal, estadual, particular, IFMG (campus Piumhi), dos projetos sociais do município, além da presença do capitão Henrique Marinho e tenente Robson, do prefeito Paulo César Vaz e da secretária municipal de Educação, Vanilda Soares Faria.
O objetivo desse encontro foi discutir sobre as medidas de segurança escolar nas instituições municipais e repassar alguns cuidados que devem ser tomados para evitar ameaças ou suspeitas de ataques.
Na tarde desta quinta-feira (20/04), será realizada uma reunião na escola Josino Alvim com as assistentes educacionais, professores da Educação Infantil e contínuos serventes.
A secretaria municipal de Educação de Piumhi, juntamente com a prefeitura e Polícia Militar, já está tomando as devidas providências, visando à proteção dos alunos. Dentre as medidas, realização reuniões da PM com funcionários, pais e alunos, proibição da entrada de qualquer pessoa estranha à instituição, instalação de câmeras no interior e exterior das instituições de ensino, a não realização de aulas passeios; realização rondas da Polícia Militar e ronda escolar nas instituições de ensino, além do monitoramento da entrada das pessoas na instituição e manutenção da porta do local sempre fechado.
Na oportunidade, o prefeito reafirmou que a prefeitura tem como compromisso uma educação de excelência, pautada nos princípios e valores a fim de promover um ambiente seguro e acolhedor, no qual os alunos possam se desenvolver em todos os aspectos e conviver em harmonia.
MEDIDAS PROPOSTAS AOS PAIS E RESPONSÁVEIS:
– Verifique o material escolar do seu filho;
– Verifique as redes sociais, (inclusive) whatsapp e TikTok e observe com quem ele está interagindo;
– Analise o tipo de conteúdo acessado por ele nas mídias digitais;
– Converse e oriente-o a não compartilhar Fake News; comunique, diretamente, com a PM para esclarecimentos sobre denúncias de fake News, vídeos maliciosos, e ameaças;
– Comunique à instituição qualquer comportamento e/ou atitude diferente que perceba em seu filho e, se possível, em colegas;
– Conscientize-o sobre o bullying.
Nas instituições, já são desenvolvidos projetos com esse tema, porém é preciso do reforço dos responsáveis em casa;
– Evite a propagação de comentários maliciosos e sem fundamento;
– Seja pontual ao levar e buscar seu/sua filho (a) na instituição;
– Comunique à instituição, com antecedência, quando outra pessoa for buscá-lo;
– Lembre-se de que assiduidade é imprescindível para o desenvolvimento escolar.