No dia 31 de maio, é celebrado o Dia Mundial sem Tabaco, uma data importante para conscientizar a população sobre os malefícios do tabagismo. Este ano, o tema escolhido é “Tabagismo: Cancele esta ideia”, com foco especial na prevenção entre crianças e adolescentes.
Uma das preocupações é o uso crescente de Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs), popularmente conhecidos como cigarros eletrônicos ou “vapes”. Estes produtos, muitas vezes com sabores açucarados, têm se tornado atrativos para os jovens, que estão mais propensos a experimentar novidades.
Em Piumhi, o Projeto Piumhi sem Tabaco está sendo desenvolvido na escola José Vicente, com alunos do 7º ano pela referência técnica de Combate ao Tabaco Maria Isabel Costa Ferreira Cruvinel da Atenção Primária em parceria com a Atenção Primária e secretaria municipal de Saúde.
Na terça-feira (14/05), foi realizada uma palestra na escola, abordando os riscos e malefícios do tabagismo, as substâncias presentes nos cigarros convencionais e eletrônicos, e como a nicotina afeta o organismo. Além disso, foram apresentadas as opções de tratamento disponíveis no município, como os Grupos de Tabagismo nos Postos de Saúde da Família (PSFs), que oferecem acompanhamento psicológico, médico, enfermagem, dentista e nutricionista.
Os alunos foram incentivados a criar frases e cartazes para conscientização, que serão expostos na Praça Padre Alberico e nas redes sociais oficiais, na página Vida Saudável, no dia 27 de maio. As melhores frases serão premiadas.
Embora os fabricantes afirmem que esses produtos são destinados exclusivamente a adultos, é importante alertar sobre os riscos que eles representam, especialmente entre os mais jovens. O tabagismo é uma questão de saúde pública, e a prevenção e o tratamento são fundamentais para garantir um futuro mais saudável para todos.