DIA LARANJA: AÇÕES DO CREAS NO COMBATE A VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Nesta sexta-feira, 25, comemora-se o Dia Laranja, e para celebrar essa data, o Centro de Referência Especial de Assistência Social (CREAS) de Piumhi vem realizando diversas ações com centralidade nas mulheres atendidas no serviço.
O serviço conta com equipe de profissionais para atendimento e acompanhamento de mulheres e meninas vítimas de algum tipo de violência, que se fortaleceu, em 2021 através do apoio e incentivo da administração municipal e da secretaria de Assistência Social com a realização das atividades do grupo “Bem me quero, bem me faço”, que tem como símbolo o girassol, o qual representa para mulheres a busca constante por energia positiva e felicidade.
Todos os meses as mulheres se reúnem na sede do equipamento para atividades de fortalecimento e empoderamento. Além do acompanhamento em grupo, esse público recebe também visitas domiciliares e acompanhamento sistemático visando a superação do ciclo de violência.
Destaca-se também as ações intersetoriais realizadas pelo fim da violência contra as mulheres, que contam com trabalho conjunto com a 2ª Vara do Fórum da Comarca de Piumhi, apoio da Polícia Militar e demais órgãos que atendem a demanda.
DIA LARANJA
O Dia Laranja foi proposto pela juventude latino-americana para manter a mobilização contra a violência de gênero para além do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, 25 de novembro, data do assassinato das Mariposas, três irmãs dominicanas que se opunham à ditadura no seu país.
O Dia Laranja integra a campanha da ONU “UNA-SE pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, lançada em 2008 pelas Nações Unidas com o objetivo de dar visibilidade e aumentar a vontade política e os recursos designados a prevenir e responder à violência de gênero (ONU MULHERES, 2018).
A campanha que alcança diferentes países, no Brasil pede atenção à violência contra mulheres e meninas que vivem nas comunidades mais pobres, tendo em vista a vulnerabilidade que advém da ausência de direitos, como o pleno acesso à segurança, à educação, à mobilidade, à iluminação, entre outros serviços públicos que contribuem para a qualidade de vida e segurança.
A convocação das Nações Unidas e órgãos internacionais é de que a sociedade e serviços centrem suas ações de prevenção e combate a violência contra mulheres e meninas, não só no dia 25 de novembro, mas todos os meses do ano.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!