DEZENAS DE ATLETAS PARTICIPAM DO 2º PIUMHI RACE MTB

Aconteceu neste domingo (19/03), a 2ª edição do Piumhi RACE MTB. O evento que foi realizado em frente à escola Ludgero Lima Arantes, no bairro Nova Piumhi, teve início às 7h, com a retirada de kits da competição. Às 8h, aconteceu a largada única dos competidores no percurso da região da cachoeira da “Belinha” e “Araras”, através das modalidades pró 43,5 km e esporte 24,5 km.
O Piumhi Race MTB é um evento de ciclismo em dois formatos de prova, com diversos tipos de percurso. O tempo limite da prova é de cinco horas, tanto no masculino, quanto para o feminino. Fitas e marcações sinalizaram os caminhos. Toda a prova foi cronometrada com chip.
Na modalidade pró masculino, o percurso foi de 43,95 km para as categorias sub 22 (16 a 22 anos), sub 30 (23 a 30 anos), sub 40 (31 a 40 anos), sub 50 (41 a 50 anos), sub 60 (51 a 60 anos) e acima de 61 anos. Já na categoria pró feminino, atletas acima de 16 anos participaram do evento.
A prova esporte masculino e feminino contou com um percurso de 25,43 km que abrangeu as seguintes categorias: sub 30 (até 30 anos), sub 45 (31 a 45 anos), sub 55 (46 a 55 anos) e acima de 56 anos.
As premiações foram feitas para os atletas de todas as categorias do 1º ao 5º lugar e também na categoria geral.
SOBRE O PERCURSO
A organização do evento disponibilizou três pontos de hidratação, com copos de água gelados, e mais de 10 profissionais distribuídos em pontos estratégicos para orientar os ciclistas. Quatro motociclistas acompanharam todo o percurso dando suporte.
Além dos profissionais em pontos estratégicos, a pista foi sinalizada com fitas zebradas, placas e marcações com cal no chão para facilitar ainda mais a passagem dos competidores.
O carro do SAAE foi colocado no local de saída do evento para dar suporte de hidratação para os atletas. Também foi disponibilizada, durante o trajeto, uma ambulância com profissionais da área da Saúde.
O diretor do departamento de Esportes e Lazer, Matheus Valeriano (Palhinha), comemora o resultado desse evento, enfatizando a participação de pessoas tanto de Piumhi quanto de cidades vizinhas e ressalta que o Race MTB já faz parte do calendário de esportes do município e a cada edição tem surpreendido mais os organizadores. “Temos percebido um interesse da comunidade em praticar o esporte e a utilizar as bicicletas, reforçando a intenção de fomentar essa modalidade, que tem se destacado nos últimos anos. Além disso, eu acredito que nosso setor conseguiu cumprir com as expectativas de realizar a prova e premiar esses atletas, que se destacaram na segunda edição”.
RESULTADOS DA COMPETIÇÃO
CATEGORIA: ESPORTE MASCULINO
1º Tiago de Oliveira (Guapé), 2º Gustavo Lúcio Silva Carvalho (Pains), 3º Nelson Pereira Barela (Piumhi), 4º Fernando Gonçalves (Piumhi), 5º Wiliam Douglas da Silva (Pains) e 6º Wesley de Oliveira (Formiga)
CATEGORIA: ESPORTE FEMININO
1º Tânia Rezende (Piumhi), 2º Janaina Conceição (Piumhi), 3º Kelly Laís (Piumhi) 4º Alessandra Silva (Piumhi) e 5º Luciana Lima (Passos).
CATEGORIA: PRO MASCULINO
1º Paulo Henrique Vieira (Arcos), 2º Marcus Vinicius R. e Silva (Arcos), 3º Flávio Augusto (Arcos), José Braz (Bambuí) e 5º Sandro Contins (Arcos).
CATEGORIA: PRO FEMININO
1º Silvana Fátima (Arcos), 2º Kézya Melo (Formiga), 3º Thais Souza (Formiga) e 4º Natália Santos Augusto (Guapé).