O Comitê de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e Proteção Social das Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência do município, juntamente com representantes de instituições, reuniu-se na segunda-feira, (19/02), no gabinete da prefeitura para atualizar as ações de trabalho e discutir a construção e implantação do fluxo e protocolo para atendimento de crianças e adolescentes em situação de violência.
A técnica de Referência da Escuta Especializada, responsável pela reunião, Kelem Cristina Lopes de Souza, explicou que após a criação e implantação desse protocolo, os profissionais da rede de proteção serão capacitados e estarão prontos para iniciar uma nova lógica no atendimento integrado de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.
Kelem ressaltou que Piumhi é pioneira neste processo de implantação, se comparada aos municípios da região, destacando-se na área da criança e do adolescente, garantindo a proteção de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.
A cidade está envolvida com o procedimento desde a elaboração e implementação da Lei da Escuta Especializada.
O que é Escuta Especializada?
A Escuta Especializada é o procedimento de entrevista realizada pelos órgãos da rede de proteção nos campos da Educação, da Saúde, da Assistência Social, da Segurança Pública e dos Direitos Humanos. Sua importância está associada à compreensão da violação vivenciada, identificando as vulnerabilidades e riscos para planejar intervenções voltadas à proteção, evitando assim a revitimizaçao.
A receptividade e participação das pessoas envolvidas no processo de implantação da escuta especializada tem sido satisfatória e tem tido o engajamento de todos os profissionais envolvidos. O principal desafio tem sido a disseminação dos fundamentos para fazer com que as pessoas compreendam de fato o que é uma escuta especializada e em que momento e situação ela deve ser realizada.
Há vários casos com resultados satisfatórios que atingiram a finalidade de proteção social e provimento de cuidados. Os profissionais selecionados para realizar o procedimento de Escuta Especializada são aqueles que atuam diretamente com crianças e adolescentes e possuem capacidade técnica nesse sentido.