Durante os meses de abril, maio e junho, a prefeitura de Piumhi, em parceria com Associação dos Municípios da Microrregião do Rio Grande (AMEG), realizou cerca de três ações na região dos Balbinos.
Nathieli Renata Galdino, médica veterinária responsável pelo Centro de Zoonoses, informou que foram realizados 32 castrações, entre machos e fêmeas no local.
A veterinária destacou que as cirurgias não têm custo algum aos proprietários dos animais e é um dos fatores chaves para a redução dos animais nas ruas.
Em resumo, a castração de cães é um procedimento benéfico que contribui para o controle populacional, previne doenças e modifica comportamentos indesejáveis. É uma escolha responsável que pode trazer benefícios tanto para o animal quanto para a sociedade como um todo.
A responsável informou que as castrações continuam no município e os interessados em se cadastrar devem ir à secretaria do Meio Ambiente, portando o documento de identidade e comprovante de endereço. As castrações são destinadas aos proprietários de baixa renda que possuem animais de estimação.