O carro do fumacê tem sido uma presença constante nas ruas do município nos últimos dias. Com o aumento dos casos de dengue na região, a prefeitura intensificou as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
O veículo, equipado com um sistema de pulverização, espalha um inseticida capaz de eliminar os mosquitos adultos, reduzindo assim a proliferação do vetor da dengue. A população tem sido orientada a abrir portas e janelas durante a passagem do carro, para que o produto atinja os locais onde os mosquitos costumam se esconder.
O coordenador do setor de Endemias volta a frisar que apesar da eficácia do fumacê na redução da população de mosquitos adultos, a prefeitura ressalta a importância da eliminação dos criadouros do Aedes aegypti, que se reproduz em recipientes com água parada, como vasos de plantas, pneus e garrafas.
A colaboração da população continua sendo fundamental nesse momento, seguindo as orientações das autoridades de saúde e eliminando possíveis focos do mosquito em suas residências.
A ação deve prosseguir cerca de dez dias até que atinja todos os pontos necessários na cidade.